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Suzano (SUZB3) inaugura centro de inovação na China
Expansão para o mercado asiático.
A Suzano (SUZB3), maior produtora mundial de celulose, inaugura nesta terça-feira (21) um centro (hub) de inovação no Zhangjiang Science City, em Xangai, na China.
De acordo com o Estadão, a criação do Hub de Inovabilidade faz parte dos esforços estratégicos de longo prazo da empresa para criar uma plataforma de inovação aberta no país asiático.
Também traz que entre os três primeiros maiores consumidores de papel e celulose, a China tem demanda crescente por matérias-primas de alto valor a partir de biomateriais e o objetivo é atender essa necessidade.
E acrescenta que a companhia também assinou um acordo de cooperação estratégica com instituições e universidades na China, que tem avançado na pesquisa e desenvolvimento de temas relacionados à bioeconomia.
Vale lembrar que no quarto trimestre de 2022 a companhia triplicou seu lucro líquido, conforme balanço encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, divulgado dia 1º de março, a empresa obteve lucro de R$ 7,5 bilhões no período, alta de 222% frente os R$ 2,3 bilhões do quarto trimestre de 2021. Na comparação com o terceiro trimestre de 2022, a alta foi de 37%.
No relatório, citou dois motivos para a alta em relação ao terceiro trimestre, conforme elencado pela Reuters: a variação positiva no resultado financeiro, por sua vez decorrente do impacto positivo da valorização cambial sobre a dívida e resultado positivo das operações com derivativos; e pelo maior lucro operacional, explicado pela elevação na rubrica outras receitas operacionais e da receita líquida, que compensou a elevação no CPV e no SG&A.
Suzano (SUZB3): Balanço do 4T22
Ainda de acordo com o balanço, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado marcou R$ 8,175 bilhões no quarto trimestre, alta de 29% em um ano, mas caiu 5% na comparação ao terceiro trimestre.
“Esse recuo, de acordo com a empresa, se deu “principalmente pelo maior CPV base caixa e pelo maior SG&A, sobretudo pelas maiores despesas administrativas em função da elevação dos gastos com pessoal (remuneração variável)”, destacou.
Por fim, a receita líquida do período somou R$ 14,370 bilhões, alta de 25% sobre o mesmo trimestre de 2021. A empresa afirma que esse crescimento se explica pelo maior preço médio líquido da celulose em dólar (+31%) e preço médio líquido de papel (+39%) no período. A alta, porém, foi de apenas 1% ante o terceiro trimestre de 2022.

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