Economia
Táxi ou Uber: Qual está compensando mais após os aumentos?
Os passageiros estão reavaliando o uso dos aplicativos como o Uber e voltando a usar o táxi. O motivo é o preço e cancelamento das corridas.
Desde que a Uber chegou ao Brasil, em 2014, as mudanças sentidas no atendimento, qualidade dos carros e preços foram os principais motivos que fizeram muitos usuários deixarem os táxis de lado. Apesar disso, com muitos motoristas desistindo do trabalho nos aplicativos de corrida, aos poucos o táxi tem voltado a ganhar mais espaço e a preferência dos passageiros.
Leia mais: Efeito ‘Ômicron’: Santander indica companhias do agro com características defensivas à nova cepa
Os fatores principais que levam muitos motoristas a deixarem de lado os aplicativos de corrida são o aumento no preço dos combustíveis, medo da violência e pouca lucratividade. O resultado disso é uma piora na qualidade do serviço oferecido pela Uber e por outros aplicativos de corrida no Brasil. As viagens estão ficando mais caras e mais demoradas, já que nem sempre os passageiros encontram carros disponíveis diante da desistência dos motoristas.
Táxi ou Uber?
Quando a Uber chegou, a diferença no preço das viagens foi comprovada pelos usuários que antes contavam só com o serviço de táxi. Apesar disso, hoje em dia a diferença não tem compensado tanto assim. O motivo é o aumento no preço dos combustíveis, os gastos com os carros e todos os outros entraves para os motoristas de Uber. E toda essa conta é dividida com os usuários.
Os usuários por todo o Brasil têm se queixado da demora até conseguir um carro. Isso também é consequência da desistência de muitos motoristas de aplicativo. Tem menos carros rodando e, com isso, a espera por um Uber disponível se torna maior. A reclamação é também quanto ao cancelamento das corridas.
Só em setembro deste ano o reajuste no preço das corridas da Uber foi de 35%. Apesar disso, os motoristas reclamam que o ganho não foi repassado à categoria. Ou seja, o lucro deles não aumentou. Por isso muitos motoristas acabam cancelando as viagens que não se tornam compensatórias, para evitar prejuízos.
Para tentar evitar os cancelamentos, de acordo com a Uber, alguns motoristas que fazem essa prática em excesso estão sendo banidos do aplicativo de corrida. Só neste ano mais de 1.600 motoristas foram retirados do aplicativo de corrida.
Dessa forma, em algumas cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, a procura por táxis já aumentou. É que nessas cidades eles têm acesso à linha exclusiva para os ônibus, deixando as viagens mais rápidas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes