Conecte-se conosco

Agronegócio

Técnicas eficientes para atrasar o amadurecimento das suas frutas

Ao aplicar essas estratégias, você não só garante saborear suas frutas no ponto certo, como também contribui para a redução do desperdício de alimentos.

Publicado

em

Sabe aquela decepção de ver suas frutas favoritas amadurecerem demais antes mesmo de você ter a chance de saboreá-las? Não precisa ser sempre assim. Com algumas técnicas simples, é possível retardar o amadurecimento das frutas e aproveitar ao máximo sua frescura e sabor.

5 truques para manter suas frutas frescas por mais tempo

1. Escolha estratégica na hora da compra

O segredo começa no supermercado ou na feira. Ao escolher suas frutas, opte por aquelas que ainda estão um pouco verdes. Abacates, mangas e peras, por exemplo, são frequentemente transportados em estágio mais verde para evitar danos. Consuma primeiro as frutas que já estão maduras e deixe as mais verdes para os dias seguintes.

2. Evite frutas danificadas

Frutas com machucados ou manchas podem parecer uma pechincha, mas, na realidade, elas amadurecem (e estragam) mais rápido. Lesões na casca aceleram o processo de amadurecimento ao expor o interior da fruta ao oxigênio. Portanto, escolha frutas intactas para garantir uma vida útil mais longa.

3. A geladeira é sua aliada

A refrigeração é uma das formas mais eficazes de retardar o amadurecimento das frutas. O calor acelera a liberação de etileno, um gás responsável por esse processo. Ao mantê-las na geladeira, reduz-se essa ação, o que é particularmente útil em climas tropicais.

4. Separação entre frutas verdes e maduras

Lembre-se: frutas maduras emitem mais etileno, acelerando o amadurecimento daquelas que estão ao redor. Por isso, mantenha as frutas maduras separadas das verdes. Isso é crucial se você pretende consumir algumas delas mais tarde na semana.

5. Proteção contra o oxigênio

Algumas frutas beneficiam-se de uma barreira contra o oxigênio. Por exemplo, enrolar cachos de banana em papel-alumínio ou filme plástico pode retardar seu amadurecimento. Esse método não é adequado para todas as frutas, mas pode ser eficaz para algumas das mais sensíveis.

Ao aplicar essas estratégias, você não só garante saborear suas frutas no ponto certo, como também contribui para a redução do desperdício de alimentos.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS