Conecte-se conosco

Agronegócio

Tereza Cristina promove agro brasileiro em visita ao Irã

A ministra busca fazer com que o Brasil participe mais ativamente do leque de exportações iranianas.

Publicado

em

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em visita à Shiraz, no Irã, ressaltou o potencial para que Brasil e Irã estreitem ainda mais suas relações. A declaração foi feita na Câmara de Comércio de Shiraz, onde a ministra se reuniu com empresários iranianos interessados no setor agrícola brasileiro. Entre os assuntos abordados, a representante da pasta brasileira sinalizou o interesse em aumentar as exportações e comprar fertilizantes iranianos.

O Irã importa produtos como arroz, açúcar e algodão de outros parceiros comerciais. Tereza Cristina lembrou que o Brasil tem interesse em fazer parte do leque de exportações do País. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar para ampliar ainda mais esse nosso comércio agrícola. De um lado, contamos com a eficácia da produtividade brasileira para continuar a contribuir com a segurança alimentar iraniana. Não devemos apenas exportar mais, mas também diversificar nossa pauta. Pelo outro lado, tencionamos importar mais fertilizantes iranianos, assim como fomentar outros produtos já apreciados pelos brasileiros, como nozes e castanhas, uvas secas, frutas conservadas e açafrão”, disse.

A ministra também lembrou a necessidade de cooperação técnica entre as duas nações. “O Brasil é um grande exportador de vários produtos e isso foi graças à ciência, à tecnologia e à Embrapa, que executa pesquisasa sobre a agricultura tropical. Com certeza, poderemos caminhar para a cooperação técnica, para que não fiquemos só na área comercial entre os dois países”, argumentou.

Agenda

Tereza Cristina também aproveitou a ida ao Irã para visitar a Shiraz Petrochemical Company, uma das maiores produtoras de ureia do País. Segundo a ministra, há interesse em aumentar a oferta do fertilizantes. “Temos muitas complementaridades. Enquanto o Irã tem a ureia que nós tanto precisamos, o Brasil possui itens com menor produção local, como soja e milho”, destacou.

Nesta sexta-feira e sábado, a ministra continua no Irã com previsão de encontros com empresários e representantes do governo local.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS