Conecte-se conosco

Tecnologia

Tesla Bot! Robô de Elon Musk caminha, pega objetos e é sensível a superfícies

Companhia divulga as primeiras imagens do robô humanoide que já é considerado o projeto mais relevante da empresa este ano. Veja.

Publicado

em

O Tesla Bot, robô humanoide que está sendo desenvolvido pela empresa do bilionário Elon Musk, já possui habilidades que o tornam apto para executar tarefas básicas do dia a dia.

Imagens inéditas foram divulgadas, recentemente, e surpreenderam pela maneira como ele interage com o que está a sua volta. O bot é capaz, por exemplo, de caminhar, pegar objetos e possui notável sensibilidade às superfícies.

Em formato de vídeo, o registro foi mostrado pela primeira vez durante uma reunião de acionistas da Tesla e, em seguida, publicado na página oficial da companhia no YouTube.

Várias versões do Tesla Bot caminhando pela empresa (Imagem: Reprodução)

Primeira experiência

Essa foi a primeira aparição do Tesla Bot. Com a montagem completa da carcaça e aprimoramento do sistema de controle, os criadores se sentiram à vontade para realizar a experiência e testar cada uma das funções.

Ele aparece sozinho e em grupo, caminhando pelos escritórios da empresa e também na oficina de linhas de montagem de um dos veículos da marca, o Cybertruck.

Tesla Bot nos escritórios da empresa (Imagem: Reprodução)

 

Sensibilidade

Um dos aspectos que chama atenção, além dos movimentos mecânicos, é a sensibilidade do robô diante de obstáculos e superfícies variadas.

Ele consegue, por exemplo, reduzir a força de impacto ao tocar superfícies frágeis. Os criadores fizeram uma demonstração para exemplificar isso, utilizando um ovo.

Além disso, o robô é capaz de detectar os pontos que estão ao redor e memorizar o que enxerga. Com isso, ele estabelece caminhos por onde circula e tem, ainda, uma noção de localização.

Demonstração feita com o Tesla Bot (Imagem: Reprodução)

Uso de IA

Toda a operação do Tesla Bot é feita com auxílio da inteligência artificial. Isso o torna capaz de aprender novos movimentos ou de reproduzir o que é feito por um humano.

A IA aplicada nele utiliza o mesmo sistema adotado nos carros da Tesla. A companhia pretende aprimorá-lo ainda mais, antes de colocá-lo para atuar oficialmente.

O robô está sendo criado com uso de materiais leves e terá altura e peso semelhantes a um ser humano adulto: cerca de 1,73 m e 56 kg.

A expectativa da Tesla é que ele seja ainda mais revolucionário no mercado do que os veículos da marca. Musk já o considera o projeto mais relevante deste ano.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS