Conecte-se conosco

Economia

Tesouro Nacional lança o primeiro título sustentável do país

Segundo o órgão federal, emissão se refere a um benchmark de sete anos, que vence em 2031

Publicado

em

O primeiro título sustentável tupiniquim foi lançado no mercado internacional, nesta segunda-feira (13), pelo Tesouro Nacional, em decorrência da percepção da equipe econômica ante à ‘janela de oportunidade’ do cenário externo.

Em nota dirigida ao mercado, o órgão federal informou que a operação de emissão (referente a um benchmark de sete anos, com vencimento em 2031) foi liderada pelos bancos Itaú BBA, JP Morgan e Santander.  “Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ao final do dia de hoje”, assinala.

Em outro trecho, o documento destaca que “o objetivo da operação é reafirmar o compromisso da República com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo”.

Após o anúncio do arcabouço dos papéis sustentáveis, em setembro, o Tesouro Nacional destacou que “continua em sua estratégia de emitir o primeiro título sustentável em dólar no mercado externo, usando como benchmark uma importante referência para o setor corporativo, e se comprometendo a alocar o montante equivalente aos recursos captados em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”.

Mais adiante, a nota do Tesouro destaca, ainda, que a emissão reforça o papel importante da dívida externa em termos de alongamento de prazo, diversificação de indexadores e base de investidores.

Lançada oficialmente em março deste ano pelo Ministério da Fazenda, a expectativa do governo é de que, somente a primeira emissão de títulos sustentáveis para o Fundo Nacional de Mudança do Clima atinja um montante de R$ 10 bilhões

Na última sexta-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teria afirmado que o Tesouro Nacional continuava avaliando o ‘momento oportuno’ para o lançamento dos títulos externos soberanos sustentáveis, ante um cenário global mais desafiador neste ano.

“Os green bonds já estão regulamentados e serão emitidos tão logo a Secretaria do Tesouro Nacional considere oportuna, em virtude de um cenário externo neste momento muito desafiador”, afirmou Haddad, em participação virtual no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS