Conecte-se conosco

Automobilística

Todos conhecem essas infrações, mas e as menos populares?

Atenção! Você pode estar violando as leis de trânsito sem nem desconfiar disso.

Publicado

em

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é uma documentação bastante complexa, composta de 341 artigos que visam regular a circulação nas ruas e vias do território brasileiro. Assim, dentre tantas regras listadas nele, do item 161 ao 255 encontram-se as infrações que um condutor pode cometer e as suas respectivas penalidades.

Hoje em dia, a lei atual delimita 243 comportamentos passíveis de sanções, caso sejam praticados nas estradas. Inclusive, algumas desobediências são de conhecimento geral da maior parte da população, como, por exemplo, a proibição de dirigir alcoolizado e a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.

Entretanto, há outras que são simplesmente desconhecidas pelo grande público e é aí que mora o perigo. Afinal, não é só porque alguém não conhece uma lei, que não pode ser punido por infringi-la. Portanto, é de suma importância que os motoristas permaneçam sempre atentos e atualizados, de modo a evitar surpresas desagradáveis.

Entendendo as infrações mais comuns e as menos conhecidas

Dentre as indisciplinas mais cometidas no trânsito brasileiro, podemos citar conduzir um veículo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), transportar menores de idade sem os devidos dispositivos de segurança, não usar o cinto, furar o sinal vermelho e estacionar em local proibido.

Porém, há também aquelas infrações pouco conhecidas, que podem acabar colocando os condutores em maus lençóis, caso eles sejam pegos pelas autoridades competentes. Vamos conferir algumas das principais e a partir de agora tomar cuidado para não reproduzir nenhum item desta lista:

  • dirigir usando fone de ouvido;
  • não sair da faixa da esquerda quando solicitado;
  • usar buzina para cumprimentar;
  • dirigir com o braço para fora do carro;
  • dirigir com apenas uma das mãos no volante;
  • deixar o carro entrar em pane por falta de combustível;
  • molhar pedestres passando em poças d’água;
  • não ligar o limpador do para-brisa sob chuva.

Por fim, segundo um levantamento realizado pelo Compare The Market, com base em informações oriundas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), infelizmente o nosso país é considerado como o segundo pior lugar do mundo para aqueles que dirigem, ou seja, uma classificação bastante preocupante.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS