Conecte-se conosco

Economia

‘Tombo’ dos serviços reforça previsão de PIB negativo no terceiro trimestre

Com recuo de 0,3% em setembro, setor acumula perda de 1,6% em apenas dois meses

Publicado

em

O segundo ‘tombo’ seguido apresentado pelo setor de serviços – que recuou 0,3%, em setembro, após ‘despencar’ 1,3% em agosto, segundo informou, nesta terça-feira (14) o IBGE – acendeu o sinal vermelho que reforça a previsão de PIB (Produto Interno Bruto) negativo no terceiro trimestre do ano (3T23).

A avaliação é de economistas, ante a frustração de expectativas do mercado financeiro, que contava com um avanço de 0,3% do setor de serviços, e não o contrário, levando em conta o crescimento notável do setor agropecuário, a reboque de novo recorde da safra agrícola.

Na avaliação do economista André Perfeito, “os dados sugerem que devemos ter queda no PIB após um primeiro semestre bastante positivo”, ao acrescentar que “os números divulgados nesta terça devem gerar ‘desconforto’ no mercado e, principalmente, no Planalto”.

Ante à perspectiva de divulgação do PIB, no próximo dia 5 de dezembro pelo IBGE, a economista do C6 Bank, Claudia Moreno acentua que o fraco desempenho dos serviços vem reforçar a tendência de desaceleração da atividade econômica.

“Acreditamos que o setor continuará andando de lado até o fim do ano, impactado pelo efeito dos juros, ainda altos na economia”, comenta a economista do C6 Bank, ao prever um PIB negativo de 0,1% no 3T23.

Além do recuo dos serviços, o IBGE informou, também, que as vendas do comércio varejista avançaram 0,6% em setembro, no comparativo mensal – sob o impulso positivo do segmento dos supermercados – sem contar a leve alta de 0,1% da indústria, igualmente em setembro, após esta crescer 0,2% em agosto.

Aperto monetário continua – Já o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sérgio Vale admite “a chance de queda do PIB no terceiro trimestre é bastante grande”, ao condicionar tal projeção a fatores como a continuidade do aperto monetário (haja vista o patamar elevado da Selic, a taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano), como também, sinais de que o ciclo altista da safra já teria expirado.

“A gente está vendo o custo financeiro impactando empresas e famílias, uma vez que esse cenário de dificuldades já estava se desenhando, mas as commodities ajudavam a disfarçá-lo. As commodities podem fazer muito, mas não podem fazer tudo”, sentencia Vale.

Já a estimativa do banco Santander Brasil é de que o PIB do 3T23 deverá ser negativo em 0,3%, conforme relatório assinado pelo economista Gabriel Couto, sob o argumento de que o setor de serviços apresentou desempenho “bem abaixo do consenso de mercado”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS