Economia
Top 5: Modalidades de saque do FGTS que todo trabalhador deve saber!
Saiba quais são as 5 modalidades de saque do FGTS que podem te auxiliar a resgatar o saldo de maneira mais acessível.
Um dos principais recursos financeiros dos trabalhadores brasileiros é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Esse fundo é uma poupança direcionada para empregados formais no regime CLT, portanto, as normas para retirada desse valor costumam ser bem restritas.
O objetivo do FGTS é proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, oferecendo uma segurança financeira durante a procura por outro emprego.
Além disso, o FGTS também pode ser utilizado em situações específicas, como para aquisição de moradia própria, para o pagamento de prestações de financiamento habitacional, em casos de doenças graves, entre outros.
Algumas modalidades de saque estão disponíveis com mais acessibilidade, e é importante que o trabalhador conheça os recursos disponíveis para que ele possa fazer o resgate de seus saldos em caso de necessidade. Confira abaixo 5 modalidades de saque do FGTS.
Compra da casa própria
Poucos conhecem a modalidade que permite utilizar o saldo do FGTS como recurso para comprar um imóvel. O trabalhador que deseja utilizar seu FGTS para a compra da casa própria precisa estar empregado a pelo menos três anos de carteira assinada.
Além disso, a casa que se deseja comprar deve estar localizada na mesma cidade em que se trabalha.
Doença grave
O saque do FGTS por doença grave é uma das modalidades mais requisitadas. Se o trabalhador ou um dependente seu estiver com uma grave enfermidade, é possível solicitar o recurso financeiro. Entre as doenças estão cegueira, câncer, cardiopatia grave, entre outras.
Saque-Aniversário
O Saque-Aniversário é ofertado a todos os cidadãos trabalhadores CLT, mas, para resgatar o saldo, o trabalhador deve solicitar um percentual no seu mês de nascimento no aplicativo ou no site do FGTS.
Aposentadoria
O trabalhador que se aposenta, seja por tempo de contribuição ou por invalidez, terá o seu saldo de FGTS liberado automaticamente depois de ser habilitado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Quando o trabalhador se aposenta, ele pode optar por sacar o saldo do seu FGTS acumulado ao longo da carreira. Para isso, é preciso que o beneficiário tenha se aposentado pelo INSS e que não tenha feito nenhum saque do FGTS nos últimos 3 anos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp