Agronegócio
Toque de beleza: aprenda a plantar e cuidar da Cravina e transforme seu jardim em um paraíso floral!
A Cravina, também conhecido pelo nome científico de Dianthus chinensis, é muito conhecida por suas flores encantadoras, com mesclas e tonalidades vivas e únicas e, por isso, também são muito usadas em arranjos florais.
Suas flores são muito delicadas e trazem um toque de cor e charme para os jardins, a dica é cultivar espécies de diversas cores para garantir um jardim perfumado e super colorido. Ela pode ser cultivada em canteiros, vasos e jardineiras.
Essa planta possui bordas serrilhadas e pode ser de uma única cor ou apresentar cores mescladas entre si. Além disso, a Cravina produz inflorescência nas tonalidades branco, vermelho, roxo e rosa.
Características da espécie
A Cravina é uma planta considerada de pequeno porte, que pode atingir até 50 centímetros, ideal para vasos e decoração em ambientes internos. Também é muito conhecida por seu perfume característico e pode florescer durante todas as épocas do ano.
Uma curiosidade que muitos não sabem sobre a espécie é que ela é considerada uma PANC (Plantas Alimentícias Não Comestíveis), entretanto, a parte branca deve ser retirada antes do consumo. Seu sabor é levemente azedo e são muito usadas em saladas e como decoração para bolos.
Cuidados de cultivo
Antes do plantio da muda, é necessário realizar o preparo do solo, de modo a revolver a terra e, logo em seguida, acrescentar matéria orgânica, como, por exemplo, húmus de minhoca para garantir que a planta receba todos os nutrientes necessários para um pleno crescimento.
A propagação da espécie por ocorrer por meio de sementes ou mudas, para o plantio em vasos, faça uma camada de drenagem com argila expandida, também é possível usar brita.
Em seguida, enriqueça o solo com terra vegetal, areia – pode ser a usada para construção – e terra comum, sempre na medida de um para um. No caso das sementes, o espaçamento entre elas deve ser de 3 centímetros, com uma profundidade de meio centímetro para a semeadura.
A germinação deve ocorrer entre 10 e 14 dias após o plantio e, depois de um mês, elas podem ser transplantadas para um local maior e mais adequado para acompanhar o seu desenvolvimento.
Essa espécie requer, ao menos, 4 horas de luz solar por dia. Se o cultivo ocorrer em vasos localizados nas áreas externas, é importante garantir que a planta receba sempre bastante iluminação. As regas devem ser feitas uma vez ao dia, durante a manhã.
Em regiões de altas temperaturas, é comum que a floração ocorra durante todo o ano. Entretanto, nos locais com clima mais ameno, ela costuma ocorrer ao final da primavera.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp