Agronegócio
Torne-se mestre no cultivo da Costela de Adão com este passo a passo!
A Costela-de-Adão é uma espécie tropical muito charmosa que ficou conhecida como planta de interior por causa da sua folhagem única e exuberante. A principal característica são suas folhas grandes e recortadas, que fazem alusão à uma costela ou folha de livro antigo.
A Monstera deliciosa é uma espécie que se tornou popular por ser muito utilizada no conceito decorativo chamado Urban Jungle, que tem como objetivo colaborar para a melhora do bem-estar e da saúde das pessoas por meio da conexão delas com a natureza.
Características da espécie
Também conhecida pelo codinome Monstera, essa espécie é da categoria trepadeira, com origem natural do México, é uma planta que gosta de climas quentes e precisa de bastante umidade. Só no Brasil, existem mais de 60 espécies deste tipo de planta.
A característica mais específica desse tipo de planta é a estrutura perfurada das folhas e esse fato ajuda na passagem de luz entre as plantas, o que garante uma luminosidade igual para todas elas.
A Costela-de-Adão tem como principais atributos o crescimento rápido das folhas, cordiforme e em tons de verde-escuro. Durante o seu desenvolvimento, os detalhes arredondados surgem juntamente com os buracos na planta, que na fase adulta pode chegar até um metro e meio.
Como plantar a Costela-de-Adão
Para fazer o plantio correto da espécie é importante seguir um passo a passo para garantir que ela cresça de forma saudável e tenha uma vida útil duradoura. Veja a seguir como fazer isso:
- Encontre um ambiente bastante arejado para ambientá-la;
- Faça um corte de 2 a 5 centímetros na parte debaixo da raiz da muda;
- Coloque o talo na água em um recipiente grande, com espaço para ele se desenvolver;
- O recipiente precisa estar em um local bem iluminado, mas não diretamente exposto ao sol;
- Após alguns dias, transfira a muda para um vaso ou jardim;
Cuidados para cultivar
Agora que você já sabe o passo a passo para plantar a sua costela-de-adão, é importante entender melhor sobre os cuidados e manutenção que esta espécie necessita para ter uma vida perene.
Uma das vantagens da Monstera é sua capacidade de rápida adaptação a diferentes espaços, o que torna muito viável o cultivo dela em espaços pequenos e dentro de casa.
Com relação à luminosidade, esta é um dos fatores principais para o bom desenvolvimento dessa espécie. Precisa de exposição moderada ao sol, de forma indireta, para evitar que as folhas queimem ou fiquem amareladas.
É indicado fazer a rega da Costela-de-Adão cerca de duas vezes por semana, o recomendado é sempre verificar se o solo está úmido antes de regar, para evitar que as raízes fiquem encharcadas.
Uma dica para manter o solo drenado e ajudar no fluxo de água é colocar bolas de argila, cascalhos na parte de fundo do vaso ou em volta da planta, quando ela estiver sendo cultivada no jardim.
O substrato precisa ser fresco e bem drenado, uma dica para mantê-lo sempre dessa forma é trocar o vaso da planta anualmente para ajudar durante o seu crescimento.

-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais