Conecte-se conosco

Agronegócio

Torta de algodão, adubo orgânico simples de usar

Conheça as vantagens e como aplicar a torta de algodão em suas plantas

Publicado

em

No campo da fertilização, existem vários tipos de compostos e misturas que podem ser utilizados para fornecer os nutrientes necessários às plantas. As tortas de algodão são um resíduo sólido deixado depois que as sementes são processadas para o óleo. Basicamente, é uma matéria orgânica rica em nitrogênio que contém quantidades aceitáveis de potássio e outros micro nutrientes.

Hoje você irá conhecer um pouco sofre a função, as vantagens e como aplicar a torta de algodão, um adubo orgânico simples de usar em suas plantas.

Leia mais: Tenha em casa: 3 plantas repelentes de insetos

Função

A torta de algodão, obtida após a extração do óleo, pode ser usada como fertilizante na indústria de corantes, na alimentação animal e na elaboração de rações animais, devido ao seu alto valor proteico. Além disso, a torta de algodão fertiliza a mistura do solo fornecendo nitrogênio às raízes das plantas. Por ser um composto orgânico, é rico em matéria orgânica que ajuda a dar vida à sua terra. A matéria orgânica ajuda a reter a água de irrigação, estrutura o solo e, geralmente, equilibra as propriedades químicas do substrato.

Apesar das diversas características, as tortas de algodão devem ser complementadas com fertilizantes orgânicos e não devem ser usadas como a única forma de fertilização, pois os outros nutrientes que as plantas precisam para crescer não estão disponíveis em quantidades suficientes.  

 

Vantagens

A vantagem do uso da torta de algodão é que ela é menos tóxica que os fertilizantes concentrados. Portanto, é mais fácil corrigir eventuais erros nas quantidades quando aplicadas. 

Além disso, a própria matéria orgânica da torta de algodão pode melhorar o solo em relação aos nutrientes que fornece. Por fim, é mais seguro de administrar e menos tóxico que outros compostos ultra processados. 

Como aplicar

Por fim, a aplicação da torta de algodão, geralmente, é realizada diretamente na terra cultivada. O ideal é misturar o solo antes de colocá-lo no vaso. No entanto, se você já montou o vaso, espalhe a quantidade indicada sobre o substrato e misture delicadamente com a mão para misturar o adubo. 

No entanto, sempre que se for utilizar, aplique as medidas sugeridas na caixa. Nunca adicione mais fertilizante do que o recomendado, pois isso pode prejudicar suas mudas. De qualquer forma, como recomendação geral, use colheres medidoras rasas (incluídas no produto) para potes pequenos e 2 ou 3 para vasos maiores. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS