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Toyota do Brasil anuncia o fechamento de sua fábrica mais antiga

A Toyota informou que o fechamento da fábrica acontecerá de forma gradual, com conclusçao prevista para 2023.

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A Toyota do Brasil anunciou na última terça-feira (05), o fechamento de sua fábrica que fica localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e irá transferir os serviços para a unidade de Sorocaba, Indaiatuba, e Porto Feliz.

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A planta mais antiga do grupo foi inaugurada em 1962 para realizar a produção do jipe Bandeirante, o modelo que ficou 40 anos no mercado. Nos dias atuais, são produzidos componentes para veículos de outras unidades brasileiras e para exportação à Argentina e Estados Unidos.

Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informaram que ficaram surpresos com a carta enviada pela Toyota no início da tarde de ontem, e por isso, se encaminharam até os portões da fábrica para dialogar com os 550 trabalhadores. Foi decidido a realização de uma assembleia na manhã da quarta-feira (06), às 6h, que visa fazer a definição de quais ações serão tomadas.

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, foi informado sobre a alteração, lamentou o ocorrido e disse que irá procurar Rafael Chang, presidente da montadora no Brasil, para convencê-lo a ficar na cidade.

As alterações serão graduais a partir de dezembro e a conclusão prevista para novembro de 2023. A transferência tem como objetivo uma maior sinergia entre as unidades produtivas e faz parte de um plano de busca por uma maior competitividade perante os desafios do mercado brasileiro, segundo a Toyota.

A empresa afirmou que testou muitas possibilidades, entretanto a mais viável foi o encerramento.

“A transferência é necessária para aumentar nossa competitividade; concentrando a produção em três plantas produtivas otimizaremos a infraestrutura, mantendo nossos níveis de produção e de mão de obra”, assinala.

Centro de Pesquisa

Depois da inauguração de outras fábricas de automóveis nas cidades de Indaiatuba, em 1998, e Sorocaba, em 2012, e a de motores em Porto Feliz, em 2016, foi especulado sobre a unidade em ABC.

A Toyota fez a instalação do seu primeiro Centro de Pesquisa Aplicada na América Latina. Essa modalidade de estruturas só existia no Japão, EUA, Europa e Tailândia.

O foco é realizar alterações nos veículos fabricados no país, fazer a criação de edições especiais, fazer a avaliação de novos materiais e desenvolver carros para a região.

Tempos antes, a empresa se transferiu de São Paulo para Sorocaba, em 2020. Nos últimos anos foi investido R$ 2 bilhões nas outras fábricas, fora os R$ 50 milhões que foram anunciados na semana passada para fazer a renovação do Corolla, feito em Indaiatuba.

Segundo os dirigentes do sindicato, a decisão não é justificável pois em todas reuniões com a entidade, os responsáveis afirmavam que a unidade não seria fechada.

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