Automobilística
Toyota se surpreende com a oferta de Elon Musk
Recentemente, Elon Musk, CEO da Tesla, cutucou a Toyota por meio da rede social Twitter (que também é de propriedade do exótico empresário), convidando a montadora japonesa a aderir ao grupo de montadoras que já adotaram o padrão de conector de recarga da marca, chamado de North American Charging Standard (NACS).
Durante as últimas semanas, várias fabricantes de veículos e de equipamentos de recarga de automóveis elétricos se comprometeram a aderir o conector NACS. A tradução do nome significa “padrão de carregamento norte-americano”.
Entre as gigantes da indústria automobilística, a Ford foi a primeira a anunciar sua vontade de padronizar todos os seus veículos elétricos, tornando-os compatíveis com os supercarregadores da Tesla até 2025, sem que seja preciso utilizar adaptadores.
Já no próximo ano, os elétricos da Ford estarão aptos a utilizar as 12 mil estações de Superchargers na América do Norte, mas será preciso utilizar um adaptador para carregar os veículos nos postos da Tesla, pelo menos por um curto período, conforme a intenção das montadoras.
A General Motors também adotou uma postura semelhante a Ford, quando anunciou e incentivou as fabricantes de equipamentos de recarga como a Tritium, ChargePoint e Blink Charging a aderirem o exemplo. A Blink, inclusive, se manifestou sobre a situação:
“Com base nos recentes anúncios da Tesla, GM e Ford, está claro que estamos testemunhando a contínua evolução da indústria de recarga de veículos elétricos, à medida que as tecnologias avançam e as partes interessadas do setor se unem e avaliam as melhores práticas”.
Provocação e proposta para a Toyota
O dono da Tesla, SpaceX, Twitter e mais investimentos, alfinetou e sugeriu à Toyota que faça parte do NACS, mencionando uma matéria do Business Insider, que fala sobre o tempo de recarga “extremamente lento” do veículo bZ4X da japonesa.
“Eles deveriam estar na coalizão NACS!”, alfinetou Musk.
Mesmo com as críticas recentes, a Toyota anunciou que pretende desenvolver baterias de estado sólido com alto desempenho, visando aumentar a autonomia dos elétricos e baratear os gastos para produção dos veículos dessa categoria.
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