Economia
Transição Energética: Haddad vê Alemanha como parceiro promissor
Mudança no sistema de produção e consumo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou dia 5, durante sua participação no evento Phenomenal World para a América Latina, em São Paulo, que enxerga a Alemanha como um parceiro promissor do Brasil na transição energética e no desenvolvimento sustentável.
Desde o lançamento, em dezembro, do Plano de Transformação Ecológica na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), o governo federal tem apresentado o desenvolvimento baseado no equilíbrio ecológico como uma prioridade diplomática.
Haddad destacou que a Alemanha, apesar de enfrentar desafios internos relacionados ao crescimento da extrema direita, demonstra interesse na América do Sul, especialmente no Brasil, como fornecedor de energia limpa. Ele enfatizou que o Brasil tem potencial para ser um grande exportador de energia limpa para o mundo, além de poder se reindustrializar com base em premissas de economia socialmente, ambientalmente e economicamente sustentáveis.
Transição Energética
Essa declaração surge após o ministro mencionar que o Brasil não está no radar dos Estados Unidos e da China da maneira como deseja estar. Ele ressaltou que, embora não haja menosprezo por parte desses países em relação ao Brasil, percebe uma subestimação do potencial de parceria.
Haddad também lembrou das parcerias estratégicas entre Brasil e Alemanha na década de 1970 e destacou a recente decisão da Alemanha de abandonar a energia nuclear em favor do desenvolvimento sustentável, motivada por questões políticas internas.
O que é?
A Transição Energética é um processo de mudança no sistema de produção e consumo de energia, com o objetivo de reduzir a dependência de fontes não renováveis e diminuir os impactos ambientais associados à geração de energia. Esse processo envolve a transição de uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, para fontes de energia renovável, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa.
A Transição Energética busca promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social, visando mitigar as mudanças climáticas, reduzir a poluição do ar, diversificar a matriz energética, aumentar a eficiência energética e promover o acesso universal à energia limpa e segura.
Essa transição envolve não apenas mudanças tecnológicas, como o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de energia renovável, armazenamento de energia e eficiência energética, mas também mudanças nos modelos de negócios, nas políticas governamentais e nos comportamentos individuais e organizacionais relacionados ao uso da energia.
A Transição Energética é considerada fundamental para enfrentar os desafios globais relacionados à mudança climática e para promover um desenvolvimento sustentável e resiliente no longo prazo.
(Com Agência Brasil).

-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Loterias11 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria