Empresas
Transpetro planeja nova licitação de navios
Subsidiária de transporte da Petrobras.
A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou a intenção de lançar, no meio deste ano, uma nova licitação para a contratação de quatro embarcações. Essas embarcações serão destinadas a atender a logística da Petrobras, e a empresa também busca incluir a contratação de nove navios de cabotagem no plano de negócios da petroleira para o período de 2026 a 2030. A informação foi divulgada pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, durante evento em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro.
A Transpetro está programando um edital de licitação para os navios do tipo MR1, com 25 mil toneladas, para transporte de cabotagem para a Petrobras. A licitação deve ser lançada ainda este ano, com previsão de início das operações para o próximo ano. Para os nove navios de cabotagem, a expectativa é que o edital seja publicado em janeiro de 2026, como parte do plano estratégico de longo prazo da Petrobras.
Essas iniciativas visam revitalizar a indústria naval brasileira, alinhando-se ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer a economia e gerar mais empregos no país. Como parte dessa agenda, a Transpetro também realizará, na próxima segunda-feira, um evento no estaleiro gaúcho de Rio Grande, onde será assinada a contratação de quatro navios da classe Handy, com custo estimado de US$ 69,5 milhões por embarcação. Esses navios serão utilizados no transporte de derivados de petróleo ao longo da costa brasileira.
Transpetro
Além disso, a Transpetro recentemente lançou uma concorrência internacional para a contratação de oito navios gaseiros, com o objetivo de triplicar a capacidade de transporte de GLP (gás liquefeito de petróleo) e derivados, além de permitir o transporte de amônia. Bacci ressaltou que as novas licitações de embarcações terão uma exigência mínima de 40% de conteúdo nacional, um esforço para promover a indústria naval brasileira e fortalecer o setor.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, tem destacado em eventos do setor que a companhia está acelerando suas operações, afirmando que os fornecedores precisam estar preparados para atender à crescente demanda da petroleira.

-
Política1 dia atrás
3ª guerra mundial está prestes a acontecer? Europa já se prepara para o pior
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você tiver um DESTES celulares da Nokia, tem uma relíquia em mãos
-
Moedas16 horas atrás
Moeda olímpica de 2016 pode valer até R$ 15 mil; entenda o motivo
-
Economia21 horas atrás
20 doenças que garantem aposentadoria imediata pelo INSS: veja a lista
-
Finanças2 dias atrás
5º dia útil de março: quando cai o pagamento após o Carnaval?
-
Tecnologia16 horas atrás
Aplicativo espião: sinais de que seu celular pode estar sendo monitorado
-
Mundo2 dias atrás
Governo da China está PAGANDO para as pessoas se casarem; entenda
-
Política2 dias atrás
Lei Anti-Oruam: o que é e por que está gerando debate no Brasil?