Conecte-se conosco

Agronegócio

Trégua no tempo seco: CICLONE traz de volta a chuva NESTES estados

A chegada de um novo ciclone extratropical no país promete abaixar as temperaturas e causar tempestades por onde passar. Confira a previsão!

Publicado

em

Após dias de calor intenso, a formação de um novo ciclone extratropical, associado a uma frente fria, irá diminuir as temperaturas e causar chuvas intensas na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste. Dessa forma, a previsão é de que o tempo instável chegue em todo o Sul brasileiro durante o fim da tarde e início da noite, com potencial de tempestades com granizo.

Veja também: Gengibre azul: a planta com propriedades surpreendentes

As chuvas poderão acontecer de forma intensa e com tempestades, conforme o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria avançam. Com isso, aumentam as chances de queda de granizo nas áreas afetadas. Já no fim da semana, o risco de chuvas severas diminui na região metropolitana de Porto Alegre, aumentando na área Central e no Oeste do Rio Grande do Sul.

Com a baixa pressão se encaminhando para o oceano, o ciclone extratropical se formará no sudeste do Rio Grande do Sul. Ele irá afetar principalmente o oeste da região. Essa condição poderá causar rajadas de vento de até 80 km/h entre a noite de sexta (18) e a madrugada de sábado (19) na região litorânea do estado gaúcho.

Ciclone se deslocará no fim de semana

Ao longo do sábado, o ciclone começará a se deslocar pelo oceano, diminuindo a intensidade das chuvas no Rio Grande do Sul. Por outro lado, a frente fria se intensifica em Santa Catarina, causando intensas tempestades e fortes rajadas de vento. Além do estado catarinense, a situação atinge também o Paraná e o sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

De acordo com a previsão, as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h. Já em São Paulo, as instabilidades acontecerão nas áreas de divisa com o Paraná. Possíveis pancadas de chuva isoladas e tempestades pontuais em alguns locais são previstas.

Por fim, a frente fria já enfraquecida irá avançar por São Paulo no sábado (19), causando chuvas fracas. Em contrapartida, uma linha de instabilidade irá se formar no sul do Mato Grosso, aumentando o risco de tempo severo para o sul e oeste do estado após longas semanas de tempo seco e baixa umidade.

Publicidade

MAIS ACESSADAS