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Economia

Três consórcios vencem leilão de rodovias de Mato Grosso; certame teve baixa participação

Vencedores foram os consórcios Via Norte Sul, Via Brasil MT e Primavera MT.

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Um leilão com pouca disputa de três trechos de rodovias no Mato Grosso realizado nesta quinta-feira na B3 foi encerrado com a vitória de três consórcios, em um certame que foi considerado pelos organizadores como o segundo maior do Brasil associado a estradas em 2020.

Os vencedores foram os consórcios Via Norte Sul, Via Brasil MT e Primavera MT, integrados por grupos nacionais de construção e engenharia. Somente um dos lotes foi para critério de desempate, recebendo oferta de outorga de 1 milhão de reais. Outro deles recebeu oferta de apenas um grupo.

“Estamos muitos satisfeitos com todo resultado. Nos incentiva a seguir com nossa forte agenda de infraestrutura”, afirmou Mauro Mendes, governador do Mato Grosso.

“No próximo ano, vamos publicar mais um lote de concessão. Somando os sete contratos existentes de concessão e os quatro futuros contratos, o Mato Grosso terá mais de 2 mil quilômetros de rodovias em concessão, o que corresponde a 28% da malha pavimentada do Estado”, completou.

Os 140,6 quilômetros da MT-130, entre as localidades de Primavera do Leste a Paranatinga, e as rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, entre Jangada e Itanorte, que totalizam 233,2 quilômetros, foram os ativos em disputa. O leilão também envolveu 138,4 quilômetros da MT-220, entre Tabaporã e Sinop.

Com um total de 512,2 quilômetros, os trechos concentram boa parte da atividade do agronegócio do Mato Grosso, de acordo com informações do governo. O Estado do Mato Grosso conta com 8 mil quilômetros de estradas estaduais pavimentadas e mais 22,3 mil quilômetros sem asfalto.

O resultado da disputa foi positivo, pois “os vencedores dos lotes já atuam como concessionários e têm ampla expertise nesta atividade”, disse Camilo Fraga, sócio diretor do  grupo Houer, responsável pelos estudos do certame.

Segundo o edital, os vencedores do leilão deverão investir um total de 1,449 bilhão de reais ao longo dos 30 anos para conservação, recuperação, manutenção e implantação de melhorias nas rodovias.

O Mato Grosso tem hoje sete trechos rodoviários estaduais sob concessão, somando pouco menos de 900 quilômetros, segundo dados da Ager. No ano passado, um consórcio formado por seis empresas nacionais de construção e infraestrutura ficou responsável por 188 quilômetros da rodovia MT-320.

Em janeiro, o maior leilão de rodovias de 2020 envolveu cerca de 1.300 quilômetros de estradas estaduais de São Paulo, e foi vencido pela oferta de outorga fixa de 1,1 bilhão de reais feira pela Pátria Investimentos e pelo fundo soberano de Cingapura (GIC).

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