Mundo
Trump quer fortalecer economia dos EUA, mas mercados colapsam
“A longo prazo, o país será muito forte”, diz.
Em meio a um ambiente de volatilidade no mercado financeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou dia 6 que não levaria em consideração a reação das bolsas de valores ao definir sua política tarifária. O discurso, realizado durante um evento de assinatura de ordens executivas no Salão Oval, destacou a intenção do governo de reforçar a economia do país, apesar da instabilidade observada nos últimos dias em Wall Street.
“Isso não tem nada a ver com o mercado. Eu nem estou olhando para o mercado, porque, a longo prazo, os Estados Unidos serão muito fortes com o que está acontecendo aqui”, afirmou Trump. A declaração veio após questionamentos sobre a decisão do governo de suspender temporariamente tarifas sobre produtos do Canadá e do México.
Trump reforçou que a medida visa proteger a economia americana contra práticas comerciais que, segundo ele, prejudicam o país. “Isso tem muito a ver com empresas e países que roubaram nosso país. Eles não vão mais nos roubar”, completou o presidente.
Mercado financeiro sente os efeitos
As declarações de Trump foram feitas em um momento delicado para os mercados, que enfrentam dificuldades nas últimas sessões. Os principais índices de Wall Street caminham para uma semana de perdas, enquanto os custos dos empréstimos governamentais aumentaram globalmente na quinta-feira.
Na Europa, os rendimentos dos títulos da dívida soberana alemã registraram forte oscilação. Na quarta-feira, os rendimentos dos bunds de 10 anos subiram cerca de 30 pontos-base, após o governo da Alemanha anunciar planos para flexibilizar regras fiscais históricas, permitindo um aumento nos gastos com defesa nacional.
Apesar da pressão ao longo do dia, os custos dos empréstimos alemães recuaram no final da quinta-feira. O rendimento dos títulos de 10 anos, referência para a zona do euro, caiu à tarde após um aumento inicial de 11 pontos-base. Os títulos de 5 e 20 anos também terminaram o dia próximos da estabilidade, após oscilações mais acentuadas durante as negociações.
Índice
Mesmo com a instabilidade no mercado de dívida, o índice DAX, que reúne as maiores empresas da Alemanha, atingiu uma máxima histórica na quinta-feira, indicando resiliência no mercado acionário europeu.
A postura de Trump de desconsiderar os movimentos do mercado pode indicar um período de maior incerteza para investidores, especialmente diante de possíveis novas medidas protecionistas que podem impactar o comércio global e a economia americana no longo prazo.
(Com Agências Internacionais).

-
Finanças22 horas atrás
Esta moeda pode ser vendida por mais de 4 salários mínimos
-
Commodities2 dias atrás
Conheça o local misterioso que abriga 50% de todo ouro do planeta
-
Economia2 dias atrás
Esses são os países que abrigam mais bilionários no mundo
-
Bancos2 dias atrás
10 melhores bancos digitais do Brasil: confira o ranking
-
Tecnologia1 dia atrás
Método inovador extrai ouro dos celulares e notebooks velhos
-
Criptomoedas2 dias atrás
Quem é Satoshi Nakamoto? Mistério sobre criador do Bitcoin intriga o mundo
-
Empresas1 dia atrás
Apple inicia montagem do iPhone 16e no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Cuidado com mensagens falsas: conheça os principais golpes no Instagram