Economia
Trump suspende aplicação de tarifas por 90 dias
Guerra comercial.
Em um movimento que surpreendeu mercados globais e reverteu o clima de tensão nas bolsas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou dia 10 a suspensão da aplicação de tarifas alfandegárias sobre produtos de mais de 75 países pelo período de 90 dias. A trégua, segundo ele, busca dar espaço a novas negociações comerciais com parceiros que, até o momento, não retaliaram Washington.
“Autorizamos uma pausa temporária para países que estão comprometidos com conversas justas. É uma medida recíproca, mas com tarifa reduzida, de 10%, durante esse período. Tem efeito imediato”, escreveu o presidente em sua rede social *Truth Social*.
A decisão ocorre em meio a uma nova escalada na disputa comercial entre Estados Unidos e China. No mesmo dia, Pequim anunciou um aumento para 84% nas tarifas sobre produtos norte-americanos, com vigência a partir de quinta-feira. Horas depois, Trump respondeu elevando para 125% as taxas sobre as importações chinesas — o maior salto tarifário já anunciado contra o país asiático.
Trump suavizou sua retórica
Apesar do tom combativo em relação à China, Trump suavizou sua retórica com outras nações. Entre os países contemplados pela trégua tarifária estão membros da União Europeia, Japão, Coreia do Sul e aliados tradicionais. No entanto, México e Canadá ficaram de fora.
Segundo a Casa Branca, os dois vizinhos continuam sujeitos às tarifas previamente impostas para conter a crise do fentanil, exceto por setores específicos, como energia e potássio, que seguem com uma tarifa reduzida de 10%.
Tarifa universal de 10% e “acordos justos”
Durante uma reunião de gabinete, Trump reforçou que sua meta é negociar “acordos justos” e que está aberto a estender a pausa, caso as conversas avancem. “Se não chegarmos aos acordos que queremos, as tarifas voltarão ao nível anterior. É o que vai acontecer. Tem que ser bom para ambos os lados”, afirmou o presidente.
Mesmo com a pausa, a tarifa universal de 10% segue em vigor para quase todas as importações globais durante o período de negociação. O pacote mais recente de tarifas anunciado por Trump — que entrou em vigor pouco depois da meia-noite — impõe alíquotas de 104% sobre produtos chineses, 20% sobre os da União Europeia, 24% para o Japão e 25% para a Coreia do Sul.
Casa Branca
A Casa Branca sinalizou que essas tarifas são “negociáveis”, mas alertou que o processo pode levar meses.
(Com Agências Internacionais).

-
Finanças1 dia atrás
Nota de 2 reais pode ser um tesouro raro escondido no seu bolso
-
Empresas1 dia atrás
Whisky famoso está saindo do mercado após falência
-
Moedas2 dias atrás
Essas três moedas de 5 centavos podem valer até R$ 430; veja quais são
-
Mundo1 dia atrás
Quer sair do Brasil? 5 cidades europeias estão pagando para ter novos moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Novo modelo de caixa eletrônico promete revolucionar saques de dinheiro
-
Economia24 horas atrás
Brasil tem 3 nomes no top 10 dos mais ricos da América Latina; veja ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
IPTV é legal no Brasil? Saiba o que diz a lei e como evitar riscos
-
Agronegócio1 dia atrás
Conheça o ‘Higurashi’, bonsai mais caro do mundo que vive há 4 séculos