Política
TSE dará tempo extra aos eleitores na hora da votação; saiba mais
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na eleição deste ano, que ocorre no dia 02 de outubro, os eleitores terão um tempo extra nas urnas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a eleição deste ano, que ocorre no dia 02 de outubro, os eleitores terão um tempo extra para votar. A urna eletrônica liberará a confirmação do voto somente depois de 1 segundo após o preenchimento completo dos números dos candidatos de cada cargo. A medida tem como intenção evitar os votos por engano, algo que é bem mais comum do que imaginamos.
A ordem de voto é a seguinte: primeiro, o eleitor irá escolher o deputado federal, com quatro dígitos; logo após, deverá informar seu candidato para deputado estadual ou distrital, com cinco dígitos; em seguida, o eleitor deverá escolher seu candidato a senador, com três dígitos; depois, o voto é para governador, com dois dígitos; e, por fim, basta escolher o candidato a presidente da República, também com dois dígitos. A urna eletrônica emitirá um breve som a cada voto confirmado, e logo após a confirmação do voto para presidente da República, a urna irá emitir seu clássico som por um período mais longo.
O pleito eleitoral deste ano irá contar com o maior número de urnas eletrônicas já visto em uma eleição nacional. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando acompanhar o crescimento do número de eleitores e a evolução tecnológica, adquiriu 224,9 mil novas urnas para utilizar nas eleições deste ano, totalizando mais de 570 mil equipamentos que estarão em uso nos dias de votação (02 de outubro, e, caso haja um eventual segundo turno, dia 30 do mesmo mês).
As novas urnas contam com uma nova aparência e possuem processadores até 18 vezes mais rápidos que os da versão anterior. O teclado foi melhorado, e a bateria tem a mesma duração que a vida útil da urna eletrônica. O terminal do mesário também apresenta mudanças: agora, o teclado deixa de ser físico e passa a possuir tela sensível ao toque.
No Brasil, temos mais de 156 milhões de brasileiros aptos para votar nessa eleição. Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 6,21% no número de eleitores desde as últimas eleições gerais do país, que ocorreram em 2018, ano em que Jair Bolsonaro, atual presidente do país e novamente candidato à presidência da República, foi eleito.
Já no exterior, temos mais de 697 mil brasileiros espalhados pelo mundo que estão aptos para votar nas eleições do dia 02 de outubro, e assim como no Brasil, a maioria dos eleitores é formada por mulheres.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política7 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Agronegócio2 dias atrás
Fortuna e beleza: aprenda a decorar sua casa com a planta que atrai prosperidade
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
Empresas2 dias atrás
Restaurante que marcou gerações enfrenta dificuldades e risco de falência
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa