Conecte-se conosco

Finanças

Turismo: quer conhecer novos destinos sem pagar a mais? Stopover vai te ajudar

Companhias aéreas já estão adotando essa nova modalidade no mercado.

Publicado

em

Quem não quer viajar e aproveitar ao máximo o passeio? Por isso, o stopover vem ganhando popularidade entre os viajantes.

Trata-se de uma parada prolongada em uma cidade intermediária entre a origem e o destino de um voo. Dessa forma, o passageiro consegue explorar o local sem custos adicionais na passagem aérea.

Essa estratégia é bastante oferecida por várias companhias aéreas, especialmente em rotas internacionais. Faz sentido para você?

Modalidade ajuda passageiro a aproveitar mais a viagem, sem ter custos adicionais – Foto: Canva Pro/Reprodução

Stopover não é escala; entenda as diferenças

Para compreender melhor o stopover e usufruir desse formato de viagem, é importante distingui-lo de escalas e conexões, que são outras formas de interrupções em viagens aéreas:

Escala

Durante uma escala, o avião faz paradas em um ou mais aeroportos antes de chegar ao destino. Nessas paradas, passageiros podem embarcar ou desembarcar, e a aeronave pode ser reabastecida.

Conexão

Em voos com conexão, o passageiro precisa trocar de aeronave ou até mesmo de aeroporto para continuar a viagem.

As conexões são mais demoradas que as escalas, e em conexões longas, por isso, é possível realizar um stopover nessas situações.

Stopover

É uma conexão prolongada, que permite ao passageiro passar mais de 24 horas em uma cidade antes de seguir para o destino em voos internacionais. Em voos domésticos, tal período pode ser superior a 4 horas.

Dicas para aproveitar o stopover

Apesar de ficar parado no mesmo lugar por um período prolongado, é importante saber como aproveitar o stopover da melhor maneira.

O primeiro passo é selecionar voos com conexões longas no momento da compra da passagem aérea. É recomendado verificar as regras e a disponibilidade desse serviço diretamente com a companhia aérea.

Algumas empresas oferecem tal opção sem custos adicionais, podendo até conceder hospedagem gratuita. No entanto, taxas extras podem ser cobradas se a parada prolongada for solicitada após a compra das passagens. Portanto, prepare-se para evitar surpresas.

Outro ponto fundamental para não ter contratempos é verificar as regras de bagagem, a necessidade de vistos para o país da conexão e outros requisitos, como as vacinas obrigatórias.

Planejar bem o roteiro e monitorar os horários de voo ajudam a garantir uma experiência positiva durante o stopover.

Vantagens do stopover

O stopover permite que os passageiros explorem uma cidade adicional durante o trajeto entre a origem e o destino de uma viagem.

Isso possibilita conhecer dois locais com uma única passagem aérea, frequentemente economizando, já que voos com paradas podem ser mais baratos que voos diretos.

As cidades disponíveis para stopover são determinadas pelas rotas operacionais das companhias aéreas. Por exemplo, a Air France oferece stopover em Paris; a TAP, em Lisboa e Porto; e a Emirates, em Dubai.

No Brasil, Gol, Latam e Azul permitem stopover em cidades como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Recife.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS