Conecte-se conosco

Automobilística

Um semáforo com quatro luzes? Novidade promete agilizar o trânsito urbano

Vermelho, amarelo e verde. Essas são as cores no semáforo, mas, e se esse houvesse uma quarta cor? Novidade promete agilizar o trânsito.

Publicado

em

O semáforo, como conhecemos, tem três cores: verde, que significa “siga em frente”; amarelo, que significa “atenção”; e vermelho, que significa “pare”.

Mas e se uma nova cor fosse adicionada ao aparelho para melhorar a fluidez do trânsito? A implementação da cor branca nos semáforos tornou-se notícia em diversos jornais ao redor do mundo.

Foto: Informe Brasil/Reprodução

A ideia de uma nova luz no semáforo pode parecer estranha à primeira vista, mas a sua intenção é agilizar o trânsito, diminuir o gasto de combustível e promover mais segurança. Essa nova cor teria o significado de “siga o carro a sua frente”. Estranho, não? Mas explicaremos e logo tudo fará sentido!

A verdade é que o trânsito vem evoluindo e cada vez mais é comum ver carros autônomos circulando pelas ruas em todo o mundo. Dessa forma, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana e a interação entre motoristas humanos e carros autônomos, surgem ideias como essa.

Carros autônomos

Esses tipos de carro, por mais que ainda não sejam comuns no Brasil, vêm ganhando espaço em outros países. Esses são carros dirigidos por computador, ou seja, não necessitam de motoristas humanos.

Esse tipo de veículo é programado para perceber seu entorno, a fim de tomar decisões corretas para seguir seu caminho em segurança. Dessa maneira, o computador irá perceber se há carros a sua frente, nos lados e até mesmo atrás devido a diversos sensores.

Dessa forma, torna-se possível tomar decisões, manobrar corretamente, acelerar e diminuir a velocidade, tudo isso sem a intervenção humana.

O que isso tem a ver com a 4ª cor no semáforo?

Os semáforos de quatro cores foram estudados por pesquisadores da North Carolina State University, que fica nos Estados Unidos.

As cores que já conhecemos continuam com seus devidos significados. A única diferença é a adição de uma nova cor: o branco. Essa última cor significaria “siga o carro a sua frente”.

Dessa maneira, os carros autônomos seriam utilizados para otimizar o trânsito. Isso porque esses computadores sobre rodas saberiam se há um carro vindo no cruzamento ou se é seguro atravessar.

Sabe quando você fica parado em um sinal vermelho e nenhum carro passa pelo cruzamento? Esse tempo não seria mais perdido. Caso haja um carro autônomo a sua frente, a luz branca acenderia e você poderia segui-lo em segurança.

Caso não haja nenhum carro autônomo por perto, a luz branca se apagaria e o semáforo como conhecemos seria utilizado normalmente.

Os carros autônomos conversariam entre si e também com os semáforos, tornando o trânsito mais fluído e rápido, evitando congestionamento e atrasos.

Novo semáforo no Brasil

Ainda não podemos dizer se essa nova tecnologia terá futuro em solo brasileiro. Para que ela seja incrementada, é necessário mudanças e investimentos em infraestrutura. O investimento inicial seria nos equipamentos, para que estes pudessem se comunicar de forma eficiente com os veículos.

Outro problema é que, atualmente, não existem muitos carros autônomos no Brasil, dificultando a implementação dessa novidade.

Seria necessário também educar os motoristas sobre o uso dessa nova ferramenta, a fim de evitar acidentes. Dessa forma, seria necessário investir na educação desses condutores. Além disso, a novidade implicaria em mudanças na legislação de trânsito, alterando leis e regulamentos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS