Conecte-se conosco

Agronegócio

União entre café e macadâmia resulta em lucros e benefícios para o meio ambiente

Macadâmia será parceira do café nas lavouras de Minas Gerais e São Paulo

Publicado

em

A macadâmia, uma espécie de castanha, que além de ser benéfica à sombra e a ciclagem de nutrientes, também aumenta a renda dos produtores, será parceira do café nas lavouras de Minas Gerais e São Paulo.

A nogueira, árvore produtora da macadâmia, aumentou em 10% a produção cafeeira e melhorou a qualidade das bebidas. Além disso, a produtividade da macadâmia é ampliada devido a umidade e os nutrientes presentes no solo do cafezal.

A união dos grãos resulta em lucro, além dos diversos benefícios para o meio ambiente. Uma lavoura com produção de café emite a mesma quantidade de carbono que absorve, podendo ser considerada neutra. Logo, em um hectare de macadâmia, até 7 toneladas de carbono podem ser absorvidas da atmosfera por ano, reduzindo assim, o impacto sobre o efeito estufa.

No Brasil, a cada ano o número de produção de macadâmia aumenta, principalmente nas regiões como Minas Gerais e São Paulo. No total, cerca de 8 mil hectares são plantados no país. No território mineiro, o agricultor pode vender a planta a cerca de R$ 20 cada. A comercialização pode ocorrer com o cultivo entre 18 a 20 meses.

Além disso, a macadâmia é uma castanha muito versátil, podendo ser usada em alimentos salgados ou no preparo de pães e bolos, principalmente na área da confeitaria.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS