Conecte-se conosco

Tecnologia

União Europeia fortalece estratégia de Inteligência Artificial com novo plano de ação

AI Continent Action Plan.

Publicado

em

Em um movimento decisivo para consolidar a liderança tecnológica da União Europeia, a Comissão Europeia apresentou, dia 9, um plano de ação robusto para impulsionar as capacidades de inovação em Inteligência Artificial (IA) na região. A estratégia, inicialmente anunciada por Ursula von der Leyen em fevereiro, durante a Cimeira de Ação sobre IA em Paris, ganha agora mais força com o lançamento do AI Continent Action Plan (Plano de Ação Continente de IA).

O objetivo principal desse plano é fortalecer a posição da UE no desenvolvimento de soluções de IA, através de uma série de medidas e políticas focadas em cinco áreas-chave. A primeira delas diz respeito à construção de uma infraestrutura de dados e computação de grande escala, com o desenvolvimento de uma rede de Fábricas de IA. Até o momento, 13 dessas fábricas já estão em construção, localizadas ao redor dos supercomputadores europeus, que serão fundamentais para a criação de novos modelos de IA.

O plano também inclui as chamadas Gigafábricas de IA, anunciadas anteriormente na Bússola para Competitividade, que contarão com um investimento de 20 bilhões de euros. Essas fábricas de grande escala serão equipadas com cerca de 100.000 chips avançados de IA e serão integradas com data centers e altas capacidades computacionais, permitindo o desenvolvimento de modelos complexos.

União Europeia

Além disso, a Comissão Europeia pretende criar um novo marco regulatório para estimular o investimento do setor privado e expandir as capacidades dos data centers e da infraestrutura em nuvem. A proposta de lei Cloud and AI Development Act tem como meta triplicar a capacidade dos centros de dados europeus nos próximos cinco a sete anos, com ênfase na sustentabilidade ambiental.

Para fomentar a inovação em IA, o AI Continent Action Plan inclui também a criação de Laboratórios de Dados, que terão a missão de reunir grandes volumes de dados de alta qualidade provenientes das Fábricas de IA. Em 2025, será lançada uma União Estratégica de Dados, com o objetivo de criar um mercado interno para dar escala às soluções de IA desenvolvidas dentro da UE.

A Comissão Europeia também tem planos de acelerar a adoção de IA pelas empresas com a implementação da Apply AI Strategy, uma estratégia específica que irá aproveitar a infraestrutura europeia de inovação para facilitar a integração de soluções de IA no setor privado.

Recrutamento de talentos

Outra medida importante é o reforço dos programas de recrutamento de talentos para o setor de IA, além de um novo serviço especializado para ajudar as empresas a cumprirem as exigências do AI Act, a legislação europeia sobre inteligência artificial.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS