Tecnologia
Universidade japonesa cria carro com inteligência artificial
Baseado nas pesquisas, o veículo da Universidade japonesa é o mais completo da categoria em fase de testes. Confira!
Quando se fala em Inteligência Artificial, muitos pensam em coisas absurdas como nos filmes de ficção científica, mas a I.A. está mais presente do que todos imaginam.
Um exemplo muito utilizado no dia a dia são os assistentes virtuais, como Alexa, Cortana, Siri, Google Assistent e até outros que vêm em forma de personagens que são utilizados por algumas empresas, como a BIA do Bradesco e o Eduardo da OI. Outro grande exemplo são as câmeras de segurança, que aplicadas à I.A podem identificar pessoas, perfis, apenas pela silhueta.
Existem vários outros e um dos tipos mais utilizados são os aplicativos de rotas, que acessam os satélites e conseguem deduzir o melhor caminho evitando engarrafamentos, um aplicativo que utiliza essa função é o Waze.
É pensando nessa evolução que cada vez mais se investe nesse tipo de tecnologia, inclusive, o Japão, há muito tempo, vem investindo pesado nos estudos de inteligência artificial e uso de robôs para auxílio do ser humano no dia a dia.
A Universidade de Tecnologia de Toyohashi anunciou a criação de um modelo de I.A que é capaz de lidar com módulos de percepção e controle de um veículo autônomo. Ele é capaz de perceber o que acontece ao seu redor, por meio de sensores de visão enquanto conduz o veículo em vários pontos de rota.
Com os módulos de percepção e condução instalados, as chances de a condução ser mais assertiva é grande, já que a preocupação era ter uma abordagem mais ampla, pois na direção autônoma muitos dos comandos são realizados manualmente.
Basicamente, as informações são migradas do módulo de percepção, decodificadas e são passadas ao módulo de controle, para que ele tenha o máximo de cognição para a condução do veículo, além da medição da velocidade constante. A intensão é ampliar as pesquisas e fazer testes com o veículo em ambientes onde a luz e as condições são ruins, como a noite, chuva, ou solo disfuncional.
A Apple também se aventurou na criação do seu próprio veículo autônomo e já realizou alguns testes no Vale do Silício, porém ela não teve êxito. De acordo com informações internas, o veículo da empresa de tecnologia não se saiu bem nos testes, já que causou alguns acidentes, inclusive, o atropelamento de pedestres.
A ideia da Apple é fazer um veículo 100% elétrico e 100% autônomo, que vai de encontro a estratégia da instituição, que já trabalha com aparelhos de alta tecnologia que pensam de uma maneira mais sustentável.
Baseado nas pesquisas, o veículo da Universidade japonesa é o mais completo da categoria em fase de testes, com isso, pode significar mais avanços nesse campo e a mudança do mercado automobilístico.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira23 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia18 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?