Conecte-se conosco

Tecnologia

Usar o celular enquanto carrega pode gerar explosão? Quais são os verdadeiros riscos da prática

Conheça quais são os verdadeiros riscos de utilizar o aparelho celular enquanto está carregando na tomada.

Publicado

em

Usar o celular enquanto está carregando é uma prática comum entre muitas pessoas, mas será que isso pode ser considerado seguro? Não prejudica o aparelho?

Esclareceremos, de uma vez por todas, os mitos e verdades sobre assunto, além de dar algumas dicas para você carregar o seu aparelho corretamente.

Afinal, existe risco de explosão?

É muito provável que você já tenha ouvido — mais de uma vez, inclusive — que mexer no smartphone enquanto carrega pode causar incêndio ou até mesmo explosão. Inicialmente, pelo menos em relação a esses riscos, pode ficar tranquilo.

Isso porque essa é uma situação muito improvável de acontecer, desde que seja utilizado um carregador original, compatível com o aparelho e a bateria do celular esteja em boas condições. Esses casos de explosões são relativamente raros e geralmente envolvem defeitos na bateria ou no carregador.

No entanto, o que pode acontecer é o celular superaquecer enquanto está carregando e sendo utilizado, principalmente se o usuário estiver usando aplicativos que consomem muita energia do aparelho, como vídeos ou jogos.

Por sua vez, esse superaquecimento pode reduzir a vida útil da bateria e até danificar outros componentes do celular. Por esse motivo, é recomendado evitar o aparelho enquanto ele está carregando, principalmente se ele já estiver muito quente.

Como carregar o celular corretamente

Se você deseja prolongar a vida útil da bateria e do seu aparelho smartphone, é indicado seguir algumas recomendações em relação ao carregamento. Essas dicas básicas são:

  • Use um carregador original que seja compatível com o seu aparelho. Carregadores paralelos ou de baixa qualidade podem ter oscilações na entrega das especificações técnicas adequadas para o aparelho, causando danos à bateria ou ao circuito elétrico;
  • Se possível, tire a capinha do celular para carregar, já que ela pode dificultar a circulação do ar, e, consequentemente, o resfriamento do aparelho;
  • Não use o celular enquanto ele está na tomada com água por perto, isso pode aumentar o risco de choque elétrico;
  • Não deixe o aparelho carregando por muito tempo além do necessário. Isso pode causar um desgaste da bateria e reduzir a capacidade de armazenamento de energia;
  • Sempre que possível, não use o aparelho enquanto carrega, sendo recomendado ainda fechar todos os aplicativos e ativar o modo avião, assim o procedimento será mais rápido.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS