Finanças
Usar pix com frequência ajuda no Score? Esclarecemos a dúvida
Muita gente se pergunta se o uso do Pix pode influenciar na pontuação para obter crédito, empréstimos e ter o cadastro aprovado em financiamentos.
Desde que foi lançado em novembro de 2020, o Pix vivenciou uma ascensão meteórica de uso e popularidade no Brasil. O método de pagamento instantâneo permite transferências de dinheiro entre contas bancárias e já é uma das formas mais utilizadas no país.
Por se tratar de uma transação financeira, muitos se perguntam se o Pix e o valor movimentado podem aumentar ou influenciar de alguma forma o score de crédito. Essa tem sido uma dúvida recorrente. Nas linhas abaixo, vamos explicar como tudo funciona. Acompanhe!
Score
Para começar, é importante deixar claro o que é score. Basicamente, estamos falando da pontuação de crédito, que varia de 0 a 1000 e é utilizada por bancos, financeiras e outras empresas para avaliar o risco de empréstimo.
Essa pontuação costuma ser calculada com base em uma série de fatores, como:
– Quantidade de dívidas: se você possui muitas dívidas em aberto, como empréstimos e financiamentos, isso pode influenciar negativamente no seu score. Esse fator pode ser um indicativo de que o consumidor está tendo dificuldades para gerenciar suas próprias finanças.
– Tipos de dívidas: outro elemento considerado é o perfil da dívida que o consumidor possui. Dívidas de consumo, como cartão de crédito e empréstimo pessoal, impactam negativamente e têm um peso maior do que dívidas de longo prazo, como financiamento imobiliário ou de veículo.
– Idade da conta: por último, a idade da conta também é considerada. Dívidas mais antigas indicam que o cliente é de longa data e, portanto, de confiança.
E qual seria o impacto do Pix?
Diante do exposto, no que diz respeito à suposta influência do Pix no score de crédito, a resposta é simples e direta: nenhuma. O Pix não é um fator de análise utilizado por empresas para calcular o score dos consumidores.
Por se tratar de um método de pagamento instantâneo, o Pix não fornece nenhuma informação que possa ser utilizada para calcular o score de crédito.
Para se ter uma ideia, o Pix não registra informações sobre o histórico de pagamentos, tampouco sobre a quantidade de dívidas que o titular da conta possui.
Se você está preocupado em aumentar o score de crédito, portanto, o Pix não é a solução. A saída é pagar as contas em dia, reduzir dívidas e, assim, conquistar um histórico positivo.
Dicas importantes
Para te ajudar a aumentar a própria avaliação e obter crédito, siga as dicas abaixo:
- Pague suas contas em dia. Esse é o fator básico e mais importante para aumentar o score.
- Reduza suas dívidas. Quanto menos dívidas tiver, melhor será o seu score.
- Construa um histórico de crédito positivo. Solicite cartões de crédito ou empréstimos pequenos e efetue os pagamentos em dia.
- Mantenha suas contas ativas. Se você deixar de usar uma conta por um longo período, ela pode ser cancelada, e isso prejudica o score final.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia9 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia15 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?