Conecte-se conosco

Economia

Usiminas religa alto-forno 1 durante cerimônia com presença de Bolsonaro

Empresa diz que religamento foi decidido após constatação de que a economia no Brasil recomeçava a retomada.

Publicado

em

Após quatro meses parado por causa da pandemia do coronavírus, o alto-forno 1, em Ipatinga (MG), voltou a ser ligado nesta quarta-feira pela Usiminas.

O presidente da empresa, Sergio Leite, anunciou durante cerimônia que contou com a presença de Jair Bolsonaro que a decisão de religar o alto-forno foi tomada porque a empresa observou que o Brasil estava iniciando uma retomada econômica.

“Em abril, no início da epidemia no Brasil, tivemos que paralisá-lo pelo impacto que ocorreu na economia brasileira. Mas é com muita alegria que, ao constatarmos que a economia recomeçava a retomada, tomamos a decisão de reativamos nosso forno 1”, disse Leite.

Em julho, a Usiminas informou que pretendia religar o alto-forno, mas foi só marcou a data da cerimônia ma semana passada, quando a ação da empresa subiu 1,45% em dia de baixa na bolsa.

Na semana passada representa as siderúrgicas IABr anunciou que a produção de aço bruto do Brasil no último mês ficou próxima dos níveis de março, antes da pandemia de Covid-19, enquanto as vendas de planos e longos no mercado interno avançaram.

Em discurso realizado após ele mesmo acionar o religamento do forno, Bolsonaro pontuou a negociação com o presidente norte-americano, Donald Trump, que impediu a sobretaxa do aço brasileiro pelos Estados Unidos.

“Há poucos meses tínhamos uma notícia de que o presidente americano ia taxar nosso aço e a imprensa me criticou. Eu segurei quieto por quase 30 dias. Obviamente conversei com Trump. E acabou que 30 dias depois nosso aço não foi sobretaxado”, criticou a imprensa.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Usiminas (USIM5): conselheiro é denunciado por lavagem de dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS