Conecte-se conosco

Agronegócio

Usinas-cooperativas na pauta do Mapa com a experiência do novo representante na Câmara Setorial

Exemplos nordestinos de cooperativas de canavieiros que se uniram em torno de usinas ganharão nova frente de apoio no governo

Publicado

em

O exemplo de ter no currículo a criação, praticamente, de três usinas pelo sistema cooperativo, levou Alexandre Lima de volta à Câmara Setorial do Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura (Mapa).

Presidente da Coaf, usina da Zona da Mata Norte de Pernambuco, arrendada em conjunto com centenas de pequenos produtores, ele representará a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) no colegiado que discute e leva ao ministro os principais pleitos do setor sucroenergético.

Agora, Lima diz que o tema da formação de mais cooperativas de produtores será uma de suas prioridades.

Também presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), o empresário foi o incentivador da criação da CoafSul, que também arrendou há duas safras uma outra usina com problemas financeiros, a exemplo da antiga Cruangi, hoje sob seu comando como Coaf.

Mais recentemente também costurou com os proprietários de outra indústria e o governo de PE, a criação da CoafVale, cujo sucesso se espera que persiga o das demais.

Com isso, Lima, que já representou na Câmara os canavieiros, até cerca de um ano atrás enquanto presidia a Feplana, deu o pontapé para Pernambuco ter uma Central Coaf, unindo as três unidades.

Vale dizer que o exemplo de cooperativas de canavieiros e usinas só é visto no Nordeste, contando com as de Alagoas.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS