Tecnologia
Uso excessivo dos smartphones pode ser um grande problema para as próximas gerações
De fato, utilizar demasiadamente o celular pode ser um grande problema para as futuras gerações. Entenda o que está ocorrendo.
Com o passar do tempo, a tecnologia começou a avançar de forma exponencial e a se desenvolver em alta velocidade. Durante muito tempo, as redes sociais eram utilizadas somente no computador. Foi a geração do Orkut e do MSN, acessadas, predominantemente nas lan houses. No entanto, de 2007 pra cá, com a divulgação do primeiro iPhone, os smartphones tornaram-se mais populares no mundo todo e, assim, as redes sociais também.
Analisando essa realidade, hoje, depois de anos de desenvolvimento e “barateamento” no que tange ao acesso a esses dispositivos, as redes sociais passaram a fazer parte da sociedade. Hoje em dia, facilmente conhecemos pessoas que não conseguem, em hipótese nenhuma, largar seu smartphone para fazer qualquer atividade que seja, distraindo-se facilmente com o aparelho no dia a dia.
Essa problemática é ainda mais presente quando analisamos as crianças. Essa faixa etária, de fato, está totalmente ligada às redes, conversando com amigos através das redes sociais e, em especial, pelos jogos on-line, que estão acessíveis na maioria dos aparelhos que são comercializados hoje em dia.
Além disso, é importante deixar claro que muitas plataformas são desenvolvidas para realmente deixar as pessoas cada vez mais presas nas telas dos celulares. Um exemplo disso é o modo como os vídeos hoje em dia estão ficando mais curtos e mais frequentes na timeline, fazendo com que sempre exista um conteúdo novo que chame a atenção do público.
Em uma escala histórica, a internet é algo extremamente recente, e a sociedade ainda está se adaptando a essa nova dinâmica de interação e comunicação. Houve um tempo em que sociólogos e pensadores enfatizavam que a televisão era feita para distrair os sujeitos. Hoje, televisão, rádio, videogame, DVD e computador, basicamente, estão na palma das nossas mãos com uma alta velocidade de acesso, tudo centrado em um único aparelho.
É preciso estudar a forma como essa ferramenta funcional e primorosa está afetando as pessoas, visto que o uso excessivo das redes sociais e dos smartphones de modo geral está comprometendo a saúde mental dos jovens, por meio de uma infinidade de propagandas e estímulos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp