Conecte-se conosco

Agronegócio

Vacina americana é promissora contra peste suína africana

Estudos demonstraram que imunizante previne e protege de forma eficaz contra a atual cepa asiática do vírus

Publicado

em

O Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou que uma de suas vacinas candidatas ao vírus da peste suína africana demonstrou eficácia ao ser testada contra a atual cepa asiática do vírus da peste suína africana. Os testes foram feitos em raças europeias e asiáticas de animais.

O vírus tem causado surtos e perdas para a indústria suína, principalmente na Ásia, onde é produzida a maioria dos suínos usados no abastecimento global de alimentos. Por isso, há pressa em buscar uma solução para o problema.

A pesquisa realizada pelo USDA, mostra que a vacina candidata também tem capacidade de ser produzida comercialmente. Um parceiro comercial pode replicar os resultados do nível experimental e prevenir a propagação do vírus.

Segundo o pesquisador da ARS Douglas Gladue, os resultados são promissores. “Estamos entusiasmados com o fato de a pesquisa de nossa equipe ter resultado em diferentes raças de suínos. Isso sinaliza que a vacina candidata pode desempenhar um papel importante no controle do surto em curso que ameaça o fornecimento global de carne suína”, disse.

O início da imunidade foi revelado em aproximadamente um terço dos suínos na segunda semana pós-vacinação, com proteção total em todos os suínos já na quarta semana.

PSA

A peste suína africana (PSA) foi detectada originalmente em 2007 na República da Geórgia e é conhecida por causar surtos de doenças virulentas e mortais em suínos selvagens e domesticados. A doença teve um impacto generalizado e letal em rebanhos suínos em vários países da Europa Oriental e em toda a Ásia. Embora o vírus esteja causando profundas perdas econômicas, ele é incapaz de ser transmitido de porcos para humanos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS