Conecte-se conosco

Agronegócio

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada

Produtores justificaram escassez de doses em alguns estados

Publicado

em

Minerva alcança 100% de conformidade socioambiental em auditoria do MPF

O Ministério da Agricultura acatou o pedido de entidades de produtores e o Serviço Veterinário Estadual (SVE) que solicitaram a prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa no país. Eles defendem que estão enfrentando dificuldades em obter as doses em alguns locais.

A medida vale para 14 estados e tem prazos diferentes. Em Tocantins e no Mato Grosso, os pecuaristas têm até o dia 10 de dezembro para completas a imunização. Em Goiás, o novo prazo foi estendido até o dia 11 de dezembro. Em Alagoas e no Amapá, o novo prazo até o dia 15. No Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a ampliação do prazo vai até o dia 20 de dezembro. O prazo para os pecuaristas do Ceará agora vai até o dia 24. Já na Bahia e no Pará, até o dia 30. E por fim, produtores do Maranhão, Piauí e São Paulo terão até dia 31 de dezembro para realizar a vacinar o rebanho.

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. A previsão é que cerca de 78 milhões de animais sejam imunizados. As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas, desde a aquisição até o momento da utilização. Após a vacina, o produtor deve fazer a declaração ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS