Conecte-se conosco

Economia

Vai se aposentar? Veja como calcular o tempo que falta

Recurso disponibilizado pelo INSS auxilia os segurados a descobrirem quanto ainda falta para se aposentar.

Publicado

em

Conquistar a aposentadoria e poder, enfim, aproveitar a vida sossegadamente é o sonho de todo trabalhador, principalmente após anos de contribuição e labuta. Porém, a reforma previdenciária ocorrida no ano de 2019 mudou algumas regras e ainda hoje causa confusões na cabeça dos cidadãos brasileiros.

Devido às modificações realizadas pelos parlamentares, agora o contribuinte precisa se atentar para não iniciar o processo antes do tempo adequado e, consequentemente, acabar recebendo um montante menor. Portanto, para evitar problemas dessa natureza, é essencial contar com o auxílio de um advogado especializado ou contador.

No entanto, também existem algumas funcionalidades que podem auxiliar o indivíduo a simular o quanto poderá receber no futuro. Apesar de não ser recomendado utilizar esse tipo de recurso de maneira isolada, a alternativa é excelente para fornecer uma ideia geral sobre as condições financeiras. Além disso, também é possível simular parcelas.

Como é possível fazer uma simulação da aposentadoria?

No próprio site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), existe uma calculadora bastante confiável, já conhecida por muitas pessoas. A plataforma também oferece uma série de funcionalidades destinadas a tornar a vida dos aposentados e pensionistas muito mais fácil, eliminando diversas burocracias.

Quem desejar conferir essa ferramenta precisará criar uma conta no portal Gov.br em primeiro lugar. Após realizar isso, basta seguir o passo a passo disponibilizado a seguir para simular a própria aposentadoria de maneira efetiva.

  • Acesse o site “Meu INSS”.
  • Clique em “Entrar com gov.br”.
  • Digite o CPF e toque em “Continuar”.
  • Informa a senha e clique em “Entrar”.
  • Selecione a opção “Simular Aposentadoria” e informe os dados solicitados.
  • Confira quanto tempo falta para se aposentar por tempo de serviço e idade.

Lembre-se de que, quando alguém simula uma aposentadoria por tempo de serviço, o algoritmo do sistema considera todos os regulamentos de transição implementados em 2019 e atualizados para o ano em que a consulta está sendo realizada.

Por fim, esse simulador pode fornecer informações detalhadas sobre períodos de contribuição passados e o tempo restante para que alguém conquiste o tão sonhado benefício final. Assim, fica mais fácil planejar o futuro e garantir mais tranquilidade e segurança para si e seus familiares.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS