Conecte-se conosco

Empresas

Vale autoriza joint venture para construção e operação de porto na China

Investimento de 624 milhões de dólares inclui a compra de direitos de propriedade e o desenvolvimento da capacidade portuária de 20 Mtpa.

Publicado

em

O conselho de administração Vale deu o aval para a criação de uma joint venture com a Ningbo Zhoushan para construção e operação do “Projeto West III” no porto de Porto de Shulanghu, na China, disse a companhia nesta sexta-feira.

O porto, localizado na província chinesa de Zhejiang, terá suas instalações expandidas por meio da construção de um pátio de estocagem e berços de carregamento, ainda segundo a Vale.

A Vale ficará com 50% da joint venture e as duas empresas querer angariar empréstimos de terceiros de até 65%, mas não menos que 50% do valor total.

Com valor total de 624 milhões de dólares, o plano inclui a compra de direitos de propriedade e o desenvolvimento da capacidade portuária de 20 Mtpa, incluindo a construção de um novo pátio de estocagem e dois berços de carregamento, que dependerão de aprovações regulatórias.

“Ao participar do projeto, a Vale garantirá uma capacidade portuária total de 40 Mtpa em Shulanghu, o que ajudará a Vale a otimizar custos em sua cadeia de valor”, afirmou a mineradora em comunicado ao mercado.

“Com essas premissas, a contribuição de capital da Vale para o projeto variará entre 109 milhões e 156 milhões de dólares, aproximadamente”, acrescentou.

A início do projeto será marcado após a obtenção dos avais de órgãos antitruste e outras autorizações regulatórias na China. A duração estimada é de até três anos.

“O projeto garantirá capacidade portuária estratégica para a Vale na China, uma vez que o porto de Shulanghu permite a atracação de navios Valemaxes e a otimização dos custos de transporte e distribuição da Vale”, concluiu.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS