Empresas
Vale cria Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios
Mineradora
A Vale anunciou mudanças em seu Comitê Executivo, conforme comunicado encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, a mineradora criou a Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios, responsável por liderar iniciativas para posicionar a Vale para o futuro, agregando as áreas de Exploração Mineral, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Transformação Digital.
A Vice-Presidência Executiva também deverá integrar os esforços de transformação da Companhia para atingir suas ambições de ser benchmark em segurança, operador confiável de classe mundial, organização orientada a talentos, líder na mineração de baixo carbono e referência em criação e compartilhamento de valor.
Vale
Ainda de acordo com o documento, para liderar esta Vice-Presidência Executiva, a Vale anuncia Luciano Siani Pires, que desde 2012 ocupa a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores.
Para este novo desafio Luciano traz sua vasta experiência como membro do Comitê Executivo da Companhia, já tendo liderado, além da Área de Finanças, as áreas de Centro de Serviços Compartilhados, Suprimentos, Tecnologia da Informação e Projetos, além de ter sido membro do Conselho de Administração, Diretor Global de Estratégia e Diretor Global de Recursos Humanos antes de integrar o Comitê Executivo.
“Luciano conhece profundamente a Companhia e a indústria e tem o respeito e a admiração da organização e de nossos parceiros de negócio. É um grande nome para liderar a construção de nosso futuro e nos traz a segurança, também, de que o crescimento se dará com disciplina de capital”, afirmou Eduardo Bartolomeo, Presidente da Vale.
Mineradora
Conforme a empresa, para ocupar a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e elações com Investidores, a Vale anuncia a chegada de Gustavo Pimenta, que há doze anos atua na AES – como CFO global nos últimos três anos, tendo anteriormente exercido as funções de CFO de diversas unidades de negócio no Brasil e no exterior. Previamente ocupou as posições de Diretor de Planejamento e Estratégia e VicePresidente de Performance e Serviços.
Na AES, Gustavo liderou o reposicionamento global da companhia para uma empresa focada em ESG e baixo carbono, tendo participado ativamente das iniciativas de Diversidade e Inclusão do grupo.
É membro de diversos Conselhos de empresas, como AES Gener no Chile e AES Clean Energy nos EUA.
Anteriormente à AES, foi vice-presidente de estratégia e M&A do Citibank em Nova Iorque e trabalhou como Auditor da KPMG por três anos ao início da sua carreira.
De acordo com Eduardo Bartolomeo, “Gustavo representa uma relevante adição ao Comitê Executivo, trazendo sua experiência global e uma visão renovada aos nossos negócios, com forte capacidade de liderança no direcionamento de nossos esforços coletivos para atingimento das ambições da Vale”.
As mudanças são efetivas a partir de 1º de Novembro de 2021.
A companhia está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker VALE3.

-
Investimentos18 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças3 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio21 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas