Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Vale descaracteriza mais uma barragem a montante em Itabira

Companhia diz que as soluções são customizadas.

Publicado

em

A Vale (VALE3) informou por meio de documento encaminhado ao mercado que concluiu as obras de descaracterização de mais uma barragem a montante, o Dique 2 do Sistema Pontal, localizado na Mina Cauê, em Itabira, Minas Gerais.

A mineradora destacou que desde a tragédia de Brumadinho, já eliminou 13 de suas estruturas construídas a montante no País, sendo seis delas em Itabira, e esse movimento tem por objetivo evitar novos rompimentos como o ocorrido em 25 de janeiro de 2019 em Brumadinho, em Minas Gerais, que deixou centenas de mortos e um rastro de destruição ambiental.

Em nota, ressaltou que com isso atinge a conclusão de mais de 40% das 30 estruturas previstas para serem eliminadas no Programa de Descaracterização, por terem sido construídas pelo mesmo método da barragem de Brumadinho.

Também disse que o Dique 2 não recebia rejeitos desde 2019 e as obras de descaracterização geraram cerca de 200 empregos, diretos e terceirizados, priorizando a contratação de mão de obra local.

E acrescentou que desde o ano da tragédia foram investidos cerca de R$ 6,2 bilhões no Programa de Descaracterização da Vale.

A ação VALE3 encerrou o dia 18 cotada a R$ 65,36.

Vale (VALE3)

Ainda de acordo com a companhia, as obras são complexas, trazem riscos e, por isso, as soluções são customizadas para cada estrutura. “O processo é realizado de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente”, frisou.

O documento aponta, ainda, que das 13 barragens a montante já eliminadas, dez ficavam em Minas Gerais (barragem 8B, Dique Rio do Peixe, barragem Fernandinho, Diques 2, 3, 4 e 5 da barragem Pontal, Dique Auxiliar da barragem 5 e as barragens Ipoema e Baixo João Pereira) e três no Pará (Diques 2 e 3 Kalunga e barragem Pondes de Rejeitos).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS