Empresas
Vale recebe ‘upgrade’ de agência de classificação de risco
Trata-se da Fitch.
A Fitch Ratings anunciou a revisão da perspectiva da mineradora Vale (VALE3), alterando-a de estável para positiva, após um acordo multibilionário envolvendo a empresa, a BHP e a Samarco, relacionado à reparação e compensação pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.
Além disso, a agência de classificação de risco manteve a nota “BBB” para os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) da Vale.
A mudança na perspectiva reflete a superação de um importante obstáculo nas classificações da Vale. Segundo a Fitch, as incertezas ambientais e os riscos relacionados a litígios foram significativamente reduzidos com o recente acordo com a Samarco, juntamente com a crescente escala e diversificação da Vale para um portfólio de produtos ferrosos de maior valor agregado.
A Fitch projeta que a Vale continuará a manter um perfil de baixa alavancagem e a gerar fluxos de caixa robustos, mesmo diante da pressão de preços mais baixos do minério de ferro e ao buscar um equilíbrio entre oportunidades de crescimento e retornos aos acionistas.
Vale: Fitch
A Fitch Ratings é uma das principais agências de classificação de risco do mundo, responsável por avaliar a capacidade de empresas, governos e instituições financeiras de honrar suas obrigações de dívida. Fundada em 1914, a Fitch fornece análises e ratings que ajudam investidores a tomar decisões informadas sobre o risco de crédito associado a diferentes emissões de títulos e instrumentos financeiros.
A agência atribui notas que vão de “AAA” (excelente capacidade de pagamento) a “D” (inadimplência), com várias categorias intermediárias. Essas classificações são baseadas em uma análise detalhada de fatores financeiros, econômicos e operacionais, bem como de tendências do setor. Além de classificações de crédito, a Fitch também oferece pesquisas e relatórios sobre mercados financeiros, além de fornecer informações sobre a qualidade de crédito de diversos ativos.
A atuação da Fitch é fundamental para o funcionamento dos mercados financeiros, pois suas avaliações influenciam as taxas de juros que os emissores precisam pagar para captar recursos, além de fornecer transparência e confiança para investidores em todo o mundo.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política22 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo17 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Automobilística2 dias atrás
Carro elétrico mais barato do Brasil custa menos de R$ 100 mil