Empresas
Vale recompõe comitê de auditoria e assina com Komatsu e Cummins
Companhia é uma mineradora.
A Vale (VALE3) anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a recomposição do comitê de auditoria e riscos da companhia. Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira assumirá a posição de coordenador, permanecendo como especialista financeiro do comitê.
Douglas James Upton foi nomeado novo membro, enquanto Paulo Hartung continuará como integrante, mantendo a composição de três membros.
A entrada de Upton decorre diretamente da renúncia da conselheira Vera Marie Inkster, que deixou o colegiado da Vale no início do mês. Inkster também integrava os comitês de auditoria e riscos, além de alocação de capital e projetos.
A mineradora também assinou ontem um acordo com a Komatsu e a Cummins para desenvolver e testar caminhões com capacidade entre 230 e 290 toneladas movidos a biocombustível.
Segundo comunicado, estes serão os primeiros caminhões desse porte no mundo a serem movidos por uma mistura de etanol e diesel. O investimento conjunto — não divulgado — prevê a conversão dos atuais motores a diesel dos veículos para um que utilize até 70% de etanol na mistura.
A companhia afirma que a redução nas emissões diretas de dióxido de carbono com a iniciativa será de até 70% em relação aos veículos movidos a diesel, contribuindo para a meta de zerar emissões líquidas até 2050.
Nos próximos dois anos, o projeto envolve o desenvolvimento, testes e implantação dos motores movidos a etanol e diesel, fabricados pela Cummins, que serão instalados nos caminhões Komatsu utilizados pela Vale.
A escolha pelo etanol se justifica por já ser um combustível amplamente utilizado no Brasil, com uma rede estabelecida de fornecimento. Entre os equipamentos de mina, os caminhões fora de estrada são os maiores consumidores de diesel e, portanto, os maiores emissores.
Vale
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e uma das principais produtoras globais de minério de ferro. Fundada em 1942, a Vale tem sede no Brasil e suas atividades se estendem por diversos países. Além do minério de ferro, a empresa também é uma produtora significativa de níquel, cobre, carvão, alumínio, manganês, ferroligas, fertilizantes e diversos outros minerais.
Ela opera minas, plantas de processamento, ferrovias, portos e terminais marítimos para exportação de seus produtos. A empresa tem uma importante presença no mercado internacional, com clientes em setores como siderurgia, infraestrutura, construção civil, energia e agricultura.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio24 horas atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?