Ações, Units e ETF's
Vale (VALE3) apresenta novo desenho da alta liderança
Companhia tem novo organograma.
A Vale (VALE3) apresentou o novo desenho da alta liderança da companhia que tem por objetivo acelerar o atingimento dos objetivos estratégicos.
Para a empresa, o movimento avançou de forma significativa em sua agenda estratégica nos últimos anos.
A companhia se posiciona como líder na mineração sustentável e no fomento de soluções de baixo carbono, sempre mantendo sua disciplina e eficiência na alocação de capital.
Nesse sentido, a Vale simplificou substancialmente seu portfólio, com foco exclusivo em negócios e geografias nos quais tem vantagens competitivas evidentes.
“Essa evolução garante maior atenção aos ativos principais, acelerando o aprimoramento e a inovação em produtos e soluções de alta qualidade para a transição energética global. Seguindo esses direcionamentos, os quais fortalecem a estratégia para a Vale do futuro, o Conselho de Administração da Companhia aprovou, na presente data, o novo desenho do Comitê Executivo”, destacou.
Vale (VALE3): organograma
Conforme a mineradora, a Vice-Presidência Executiva de Soluções de Minério de Ferro, sob a liderança de Marcello Spinelli, é criada para acelerar o desenvolvimento de produtos e de soluções inovadoras em minério de ferro e o aperfeiçoamento da estratégia de marketing para nosso portfólio, com criação de valor substancial aos clientes, acionistas e sociedade no processo de descarbonização.
Para acelerar a implementação do modelo de gestão Vale no negócio de Minério de Ferro, é criada a Vice-Presidência Executiva de Operações, sob a liderança de Carlos Medeiros.
Com a gestão das operações de mineração, pelotização e logística, a área irá aprofundar a padronização de processos e promover mais segurança, estabilidade operacional, flexibilidade e eficiência crescentes para a produção da Vale.
Para apoiar o desenvolvimento e a longevidade de nosso portfólio, é criada a Vice-Presidência Executiva de Projetos, sob a liderança de Alexandre Pereira. A área estará exclusivamente dedicada à implementação de projetos-chave ao plano estratégico da Vale.
Para reforçar a segunda linha de defesa e o modelo de gestão de riscos da Companhia, além de seguir impulsionando a jornada de excelência técnica, é criada a Vice-Presidência Executiva Técnica.
A área incorpora as atribuições da atual Vice-Presidência Executiva de Segurança e Excelência Operacional e recebe atribuições adicionais, como exploração mineral e inovação operacional, aumentando a concentração de competências técnicas.
Rafael Bittar, atual Diretor de Geotecnia, assume a posição. Rafael juntou-se à Vale em 2019 e tem avançado com excelência no aprimoramento do modelo de gestão de barragens e rejeitos da Vale. Engenheiro civil e geotécnico com cerca de 20 anos de experiência em mineração, tem conhecimento robusto sobre operações e gestão geotécnica.
Nesse contexto, a Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios é extinta e Luciano Siani Pires deixa a Companhia em janeiro de 2023.
Atuando na Vale desde 2008, com diferentes desafios em múltiplas áreas, incluindo a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores (2012-2021), Luciano foi responsável pelo desenho da estratégia da Vale para os próximos 20 anos.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças11 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Empresas16 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças7 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Tecnologia2 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar