Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Vale (VALE3) e BHP chegam a consenso sobre Samarco

Caso diz respeito ao estouro da barragem de Mariana.

Publicado

em

A Vale (VALE3) e a britânica BHP chegaram a um consenso para o plano de recuperação judicial da Samarco.

De acordo com comunicado encaminhado ao mercado, há um movimento de acordo com determinados credores que detêm mais de 50% dos títulos de dívida e dívidas bancárias sem cobertura da Samarco, em um acordo vinculante, que estabelece os parâmetros da reestruturação da dívida da Samarco a ser implementada por meio de um plano de reestruturação consensual, sujeito à aprovação da maioria dos credores e à homologação do Juízo da Recuperação Judicial (RJ).

“Nos termos acordados, a Samarco deverá concluir a RJ com uma estrutura de capital enxuta. Os pagamentos aos credores financeiros serão feitos ao longo do tempo, de acordo com o ramp-up operacional e geração de fluxo de caixa da Samarco. O desembolso da Samarco para financiar a reparação será limitada a US$ 1 bilhão entre 2024 e 2030, com contribuições adicionais dependendo do excesso de fluxo de caixa gerado pela companhia. O saldo remanescente da reparação deverá ser dividido igualmente entre a Vale e a BHP.

Vale (VALE3): Mariana

Vale lembrar que o rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, em Minas Gerais.

Na ocasião, rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada “Fundão”, controlada pela Samarco Mineração S.A.

Inicialmente a mineradora Samarco informara que duas barragens haviam se rompido – a de Fundão e a de Santarém.

Porém, no dia 16 de novembro, a Samarco retificou a informação, afirmando que apenas a barragem de Fundão havia se rompido.

O rompimento de Fundão provocou o vazamento dos rejeitos que passaram por cima de Santarém, que, entretanto, não se rompeu.

As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS