Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja com seus próprios olhos: a dormideira (Mimosa pudica), a planta que se fecha ao ser tocada

A mimosa pudica não é apenas uma planta interessante pelo seu comportamento ao toque, mas também é uma bela adição à decoração e fácil de cuidar.

Publicado

em

Você já ouviu falar na planta dormideira, também conhecida como Mimosa pudica ou não-me-toque? É uma planta que fecha suas folhas ao menor toque ou sopro do vento. Com flores rosas em forma de globo, ela traz um charme especial para qualquer ambiente, como salas de estar.

Origens e crescimento da dormideira

A dormideira tem suas raízes na América e é bem comum no Brasil, especialmente nas regiões tropicais. Em algumas áreas, como o Mato Grosso, ela é até considerada invasora, pois cresce rapidamente e pode atrapalhar outras plantas.

Essa planta não precisa de muito para crescer e se espalhar, pois suas hastes crescem perto da superfície do solo. Ela pode atingir até 1 metro de comprimento, com um verde médio em suas folhas.

Para cuidar dela em casa, é essencial que ela fique em um lugar onde possa receber bastante luz solar direta, seja perto de uma janela ou em um espaço aberto. Ela precisa de cerca de quatro horas de sol direto por dia, podendo ser pela manhã ou à tarde.

Quando se trata de plantio, a dormideira adapta-se bem a vasos ou pequenos espaços no jardim. As regas devem ser semanais, e é bom realizar podas nos períodos sem flores para ajudá-la a se revigorar.

Florescimento da mimosa pudica

As flores dessa planta são um espetáculo à parte. Elas começam a aparecer cerca de 45 dias após a semeadura, surgindo principalmente entre janeiro e outubro. Isso significa que quase o ano inteiro você pode admirar sua beleza.

A palavra “pudica”, no nome da planta, remete a algo tímido e reservado, o que combina perfeitamente com sua natureza delicada.

Um ponto de atenção são os espinhos da dormideira. É recomendável colocá-la em locais altos, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Além disso, como muitas plantas, ela pode ser tóxica se ingerida em grandes quantidades. Portanto, mantenha-a em um lugar seguro.

Portanto, a mimosa pudica não é apenas uma planta interessante pelo seu comportamento ao toque, mas também é uma bela adição à decoração e fácil de cuidar. Com as precauções certas, pode ser um excelente elemento para embelezar sua casa ou jardim.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS