Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja como é fácil plantar amendoim em vaso

Separamos algumas dicas para o cultivo em casa.

Publicado

em

Salgado, doce, como petisco ou utilizado para fazer doce, o amendoim é alimento importante na mesa do brasileiro. Da família das leguminosas, sua planta é originária da América do Sul e seu fruto é rico em nutrientes, como as vitaminas do complexo B, C, E e minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

Leia mais: Conheça o manjericão-de-folha-larga e cultive facilmente

O amendoim ajuda no tratamento de inflamações, problemas hepáticos, ação antioxidante, protege a saúde do coração e é considerado, até mesmo, afrodisíaco.

E agora, você vai conhecer alguns cuidados na hora de cultivá-lo em vaso:

Os amendoins se desenvolvem e amadurecem pela raiz da planta, debaixo da terra. Suas folhas são pequenas e ovaladas. E suas flores variam de amarelas para vermelhas. As sementes vêm dentro de uma espécie de cápsula.

A planta do amendoim é arbustiva ou rasteira e necessita de boa rega e terra fértil com boa drenagem. As flores nascem em um pedúnculo. Depois de fecundadas, soltam um esporão que crescem para baixo, se curvando até esconder ficando com a ponta sob à terra. Assim é como vão se desenvolver e amadurecer as vagens.

Após as folhas começarem a amarelar, a dica é colher o amendoim e esperar secar por, em média, 10 dias. Dessa forma, quando as vagens se soltarem com facilidade da amendoeira, é importante colher para evitar a umidade, para não formar fungos, que podem fazer mal à saúde. O tempo médio da colheita é de três a seis meses.

Além disso, com 4 meses após o plantio, quando as folhas começam a amarelar é hora para colher.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS