Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja como fazer a limpeza de suas plantinhas

Suas plantas podem ser prejudicadas pelo acúmulo de poeira ou sujeira. Saiba como fazer a limpeza corretamente.

Publicado

em

Assim como limpamos nossa casa, também precisamos remover a poeira das folhas regularmente. Cuidar das plantas que enfeitam a nossa casa vai muito além do que pensamos inicialmente, como regar, podar e adubar. 

Além de bloquear os estômatos (pequenas aberturas na superfície das folhas responsáveis pelas trocas gasosas), o acúmulo de poeira pode atrapalhar a fotossíntese, dificultando a captura de luz solar.

Portanto, todas as espécies podem ser prejudicadas pela sujeira ou poluição e, por isso, requerem esse cuidado. Não existe uma regra geral sobre a frequência de limpeza: é importante avaliar as condições do ambiente em que a planta está localizada e observar quando a limpeza é necessária. 

Por exemplo, plantas ao ar livre ou perto de janelas são mais suscetíveis à poluição. Em geral, se você passar os dedos pelas folhas e perceber que elas estão empoeiradas, então, elas precisam de limpeza.

E como fazer a limpeza das plantas?

Limpar as plantas é tão simples e pode ser feita com água ou no máximo um limpador neutro. Você pode usar materiais como flanela de algodão, pano macio, escova macia, algodão ou até gaze.

Plantas fáceis de transportar e com folhas difíceis de limpar podem ser levadas para fora e colocadas em vasos para limpeza em temperatura ambiente com jato de água. Mas se isso não for possível, basta usar um lenço ou uma esponja macia e úmida. 

Dessa forma, a poeira deve ser retirada dos dois lados da folha para não reduzir a absorção de luz. Para as folhas maiores e brilhantes, caso estejam oleosas, devem ser lavadas com água fria com uma gota de detergente ou sabão neutro. Você pode utilizar uma esponja macia ou um pano.

Já para cactos e plantas com folhas pequenas e textura aveludada, como Echeveria pulvinata e violetas, uma escova de cerdas muito macias pode ser usada para limpeza sem o uso de água. Escovas de dente usadas fazem muito bem esse trabalho também. 

Plantas de ambientes internos, como a zamioculca e a espada-de-são-jorge, têm folhas duras que podem ser limpas com uma flanela úmida ou uma esponja macia. 

O importante é não utilizar nada que danifique as folhas. Além disso, o mais importante é não utilizar materiais rígidos e nem esfregar as folhas com força para não as danificar.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS