Automobilística
Veja como funciona o limite de tolerância do radar de velocidade no trânsito
As vias possuem um limite de velocidade, e os motoristas precisam respeitar a regra, porém, há uma tolerância nesse limite, veja como funciona.
Ao passar por um radar de velocidade, é preciso ter muita atenção, para que não acabe cometendo uma infração. Muitas pessoas diminuem muito a velocidade quando identificam um radar, por medo de passar um pouquinho do limite indicado na via, porém, há uma tolerância permitida.
As velocidades indicadas nas vias com fiscalização eletrônica não são as velocidades consideradas para o encaixe em uma infração, um pouco de velocidade a mais, na maioria das vezes, é relevado, mas é preciso estar ciente das regras da lei, para não acabar abusando dessa tolerância.
Isso não permite que você ultrapasse a velocidade de forma irresponsável; é preciso ter consciência que é uma diferença bem pequena que é tolerada. Nós vamos te explicar.
De acordo com a lei, em vias em que a velocidade permitida é de, no máximo, 100 km/h, por exemplo, o motorista pode passar até 7 km/h do limite, ou seja, se a pista permitir 80 km/h, a tolerância vai até 87 km/h. Passando disso, é considerada a infração.
Já para as vias que a velocidade permitida é acima de 100 km/h, a tolerância passa a ser 7% do limite. Ou seja, em vias de 120 km/h, a velocidade limite é de 128,4 km/h.
Esse tipo de regra é para evitar punições para motoristas que não ultrapassam a velocidade a ponto de colocar em risco a segurança de outras pessoas e deles mesmos. Essa regra considera aquelas acelerações por descuido, embora seja preciso estar atento à velocidade com a qual se circula nas vias.
Logo, este limite de tolerância não se trata de uma permissão para acelerar de forma imprudente; é preciso estar sempre de acordo com a velocidade permitida pela via, pois os excessos aumentam muito as chances de acidente no trânsito.
A informação é compartilhada para que você não se preocupe, se, por acaso, ao passar por um radar eletrônico, perceber que ultrapassou um pouquinho o limite de velocidade. Estando dentro desses números que informamos, você estará livre das infrações e multas decorrentes do excesso de velocidade.
Mesmo assim, é sempre bom ficar de olho no site do Detran, para conferir se a infração não foi mesmo considerada e conseguir recorrer, caso tenha sido enquadrado injustamente.

-
Bancos22 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF18 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia14 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas10 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver