Finanças
Veja o passo a passo para sair do vermelho e limpar seu nome de vez
Consumidor que consegue quitar suas dívidas deve seguir algumas dicas para evitar cair no ciclo do endividamento.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostram que 74% das famílias do país estão com dívidas a vencer, sendo que 41,4% têm contas em atraso há mais de 90 dias. Mais de 84% desse total terminou setembro sem pagar o cartão de crédito, alta de 5,6% em relação a igual período do ano passado.
Leia mais: Trabalhador que atuou entre 1971 e 1988 pode sacar boa quantia com PIS/Pasep
O levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) revela que um dos maiores responsáveis pelo endividamento dos brasileiros é justamente o cartão de crédito, acompanhado de cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e financiamentos de veículos e imóveis.
Como evitar entrar no vermelho
Segundo o educador financeiro Alexandre Prado, a dica é evitar o ciclo que leva ao acúmulo de dívidas. Ele afirma que a roda passa pela ausência de educação financeira, acesso fácil ao crédito e falta de planejamento.
“Sempre que for possível, pague à vista. Nenhuma aplicação financeira rende mais do que os juros cobrados em financiamentos. O melhor a fazer é evitar parcelamento”, diz.
Além disso, o consumidor não pode considerar os limites do cheque especial e do cartão de crédito com parte de sua renda.“Esse é um dos erros mais comuns de quem cai no endividamento descontrolado. A fatura do cartão de crédito tem que ser paga na data, e não rolada”, explica.
Já está no vermelho? Renegocie!
Quem já entrou no ciclo da dívida precisa renegociar seus débitos de forma que consiga incluir as parcelas dentro do seu bolso. É importante aproveitar multidões e eventos especiais de renegociação para garantir descontos e condições melhores.
No Rio de Janeiro, o Procon-RJ está recebendo inscrições para seu primeiro mutirão de negociação de débitos dos superendividados. O cadastro pode ser feito até o dia 26 de outubro, por meio deste link.
Outra possibilidade é o Serasa Limpa Nome, que oferece até 99% de desconto nas dívidas. É só acessar o site da campanha, verificar as ofertas disponíveis e fechar o acordo em menos de três minutos.
Não volte para o ciclo de endividamento
Depois de sair da dívida, o último passo é não voltar a cair no ciclo do endividamento. Nesse sentido, algumas atitudes podem ajudar.
A primeira é evitar o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que cobram taxas de juros altíssimas. Se você já tem um desses débitos, os especialistas recomendam fazer um empréstimo com taxas melhores e trocar os juros por outros mais baratos.
No dia a dia, é importante anotar todos os gastos e fazer listas antes de ir às compras. Assim você sabe exatamente o que está gastando e evita comprar por impulso.
Pesquisar preços também é muito importante, assim como cortar gastos supérfluos. Por fim, toda a família deve estar envolvida no processo para que seja mais fácil sair do vermelho e nunca mais voltar.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA