Economia
Veja o que irá acontecer com a valor da gasolina no ano que vem
Muitos ainda não sabem o que irá acontecer com o valor da gasolina no próximo ano, mas há especulações. Confira quais são!
Após um ano turbulento, conseguimos chegar no último mês do ano de 2022, contudo, ainda há uma incerteza sobre o que irá acontecer ao longo de 2023, principalmente no que diz respeito ao valor da gasolina.
É de conhecimento público que o combustível foi alvo de diversas alterações ao longo do ano, o que acabou causando o aumento dos preços no mercado, pois, quando o valor dos combustíveis é afetado, é nítido o reflexo que causa nas demais áreas da sociedade, uma vez que há uma grande dependência dos transportes.
Logo, se a gasolina ou o diesel sofrem mudanças bruscas, o valor do frete automaticamente se eleva, devido a maiores gastos que as companhias sofrerão.
Porém, o impacto não deixa de ser sentido por veículos privados, como no caso do Uber ou até dos taxistas, que acabam sendo obrigados a elevar o valor de suas corridas.
Mas não se engane pensando que só os exemplos mencionados acima são diretamente afetados, pois os transportes públicos também são.
Afinal, o que irá acontecer?
Para que estejamos por dentro de tudo, é válido relembrar que muitos fatores contribuem para o futuro da gasolina no país, como é o caso do dólar.
Mas a maioria das decisões são tomadas pelo Governo Federal, uma vez que ele possui a maior parte das ações da Petrobras, tornando a companhia uma estatal.
Por outro lado, não são apenas esses pontos que possuem monopólio do valor da gasolina, pois ele também é influenciado pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Porém, nesse caso, cada estado do Brasil possui um valor de ICMS, o que contribui na variação dos valores de região pra região.
As alterações nas taxas de ICMS muitas vezes podem influenciar na mudança do valor, seja ela positiva ou negativa. Mas, não será o único ponto a ser afetado, pois as arrecadações das regiões também serão alteradas.
Este é o futuro
Na visão Supremo Tribunal Federal (STF), o diesel, o gás de cozinha e outros são considerados produtos chamados essenciais, é isso significa que não sofrerão grandes mudanças.
Contudo, a gasolina não pertence a esse grupo, o que indica uma provável alteração no seu valor do próximo mês em diante.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo21 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?