Economia
Veja quais as condições para receber o Bolsa Atleta do Rio de Janeiro em 2022
O atleta precisará comprovar o vínculo com alguma categoria de representação esportiva para conseguir receber o benefício.
O governo estadual do Rio de Janeiro irá investir milhões de reais na ajuda financeira a atletas e paratletas profissionais. Para isso, o esportista deverá possuir vínculo atual com alguma entidade de representação esportiva. Sem falar que o valor a receber dependerá da categoria dos atletas, visto que existem gostos diferentes para diferentes modalidades. Por exemplo, atletas no nível Internacional A e Olímpica recebem valores diferentes. E para saber mais sobre esse benefício, leia aqui sobre como receber bolsa atleta em 2022.
Quem pode receber a Bolsa Atleta?
O estado do Rio de Janeiro irá considerar a prática esportiva regular e interesse profissional como critério para o recebimento do auxílio. Assim, é necessário que o atleta esteja inserido em algumas das seguintes categorias de representação:
- Federação Estadual;
- Comitês Olímpicos;
- Associação Nacional;
- Confederação Nacional;
- Comitês Paraolímpicos Brasileiros.
Ademais, possuirá prioridade os ditos “novos talentos” que são atletas que descobriram o esporte recentemente e que já demonstram potencial. Entre esses, o público-alvo são as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência (PcD) e atletas que estão em níveis escolares, universitário e profissional.
Entretanto, vale ressaltar que atletas que recebem algum outro auxílio de incentivo à prática esportiva tem valor menor no benefício estadual. Assim, o valor pode ficar em até 80% do valor original concedido à categoria profissional que o atleta faz parte.
Como fazer a inscrição
Os atletas interessados tiveram até o dia 17 de março para conseguir se inscrever para o programa de bolsa atleta. Agora, resta que os mesmos fiquem atentos à lista de aprovados que terá a sua divulgação no site do Governo do Rio de Janeiro.
Todavia, ainda não há uma data específica para o resultado do processo seletivo e nem quando um novo irá abrir. No entanto, recomenda-se que quem tiver interesse fique de olho nas plataformas oficiais do Governo do Rio de Janeiro. Visto que há a possibilidade de haver repescagem e lista de espera ao fim desse processo.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga