Automobilística
Veja quem precisará trocar a CNH antiga pelo modelo NOVO!
Dentre os condutores que realizarão a troca, estão aqueles que vão mudar da temporária para a definitiva e os que solicitarão a 2ª via.
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a vigorar em junho deste ano e com isso muitos motoristas passaram a se questionar se deveriam realizar a troca da carteira para não correr o risco de serem multados pela fiscalização.
Com a implementação da nova carteira de habilitação algumas modificações foram realizadas. Como exemplo, podemos mencionar a modificação da cor que agora possui um novo verde com detalhes amarelados e a instalação de pictogramas nos tipos de veículos que o motorista é capacitado para conduzir.
Além disso, foi adicionada a tradução para as línguas portuguesa, francesa e inglesa.
Quem deverá realizar a troca da CNH antiga?
Aos motoristas que não tem nenhuma irregularidade na sua carteira, podem ficar tranquilos! Pois não será necessário realizar a troca. Os condutores que precisarão solicitar o novo modelo são aqueles que se enquadram nos seguintes casos:
- CNH vencida;
- Troca da habilitação temporária pela definitiva;
- Solicitação de 2ª via;
- Inclusão de uma nova categoria ou correção de algum erro de impressão.
E quem ainda não trocou a CNH poderá ser multado?
Não, quem ainda não trocou a CNH não será multado! Porém, o documento habilitação anterior necessita estar dentro do prazo de validade. Do contrário, será multado. Os condutores podem utilizar seu documento atual com tranquilidade até a data de expiração dele.
Salienta-se que o prazo de validade irá variar conforme a idade do motorista. Isto é, condutores com 49 anos têm a carteira com validade de 10 anos; condutores com 50 à 69 anos têm a carteira com validade de 5 anos; e condutores com acima de 70 anos têm a carteira com validade de 3 anos.
Caso o seu documento esteja fora do prazo de validade, é importante que você vá trocá-lo o mais rápido possível. Isto porquê decorridos 30 dias após o vencimento, o condutor poderá sofrer uma grave infração, recebendo sete pontos na carteira, uma multa de R$ 293,47 e a retenção do automóvel até que ocorra a renovação do documento.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?