Automobilística
Veja quem precisará trocar a CNH antiga pelo modelo NOVO!
Dentre os condutores que realizarão a troca, estão aqueles que vão mudar da temporária para a definitiva e os que solicitarão a 2ª via.
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a vigorar em junho deste ano e com isso muitos motoristas passaram a se questionar se deveriam realizar a troca da carteira para não correr o risco de serem multados pela fiscalização.
Com a implementação da nova carteira de habilitação algumas modificações foram realizadas. Como exemplo, podemos mencionar a modificação da cor que agora possui um novo verde com detalhes amarelados e a instalação de pictogramas nos tipos de veículos que o motorista é capacitado para conduzir.
Além disso, foi adicionada a tradução para as línguas portuguesa, francesa e inglesa.
Quem deverá realizar a troca da CNH antiga?
Aos motoristas que não tem nenhuma irregularidade na sua carteira, podem ficar tranquilos! Pois não será necessário realizar a troca. Os condutores que precisarão solicitar o novo modelo são aqueles que se enquadram nos seguintes casos:
- CNH vencida;
- Troca da habilitação temporária pela definitiva;
- Solicitação de 2ª via;
- Inclusão de uma nova categoria ou correção de algum erro de impressão.
E quem ainda não trocou a CNH poderá ser multado?
Não, quem ainda não trocou a CNH não será multado! Porém, o documento habilitação anterior necessita estar dentro do prazo de validade. Do contrário, será multado. Os condutores podem utilizar seu documento atual com tranquilidade até a data de expiração dele.
Salienta-se que o prazo de validade irá variar conforme a idade do motorista. Isto é, condutores com 49 anos têm a carteira com validade de 10 anos; condutores com 50 à 69 anos têm a carteira com validade de 5 anos; e condutores com acima de 70 anos têm a carteira com validade de 3 anos.
Caso o seu documento esteja fora do prazo de validade, é importante que você vá trocá-lo o mais rápido possível. Isto porquê decorridos 30 dias após o vencimento, o condutor poderá sofrer uma grave infração, recebendo sete pontos na carteira, uma multa de R$ 293,47 e a retenção do automóvel até que ocorra a renovação do documento.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav