Automobilística
Velocímetro Traiçoeiro? Fator Surpresa e Radares: Atenção!
O seu velocímetro pode estar marcando a velocidade errada devido a esses fatores, e isso pode te trazer problemas ao passar em radares.
Ninguém quer ser pego acima da velocidade por um radar, não é mesmo? Por esse motivo, seus olhos atentos podem estar no velocímetro, mas e se esse estiver errado?
Com as ruas, avenidas e rodovias cada vez mais repletas de radares de velocidades, os motoristas ficam cada vez mais atentos à velocidade de seus veículos e das vias.
As montadoras, por sua vez, sempre regulam o velocímetro dos veículos, tentando fazê-lo marcar a velocidade mais próxima da realidade, no entanto, quando necessário, o valor é colocado um pouco acima do real.
Desse modo, o motorista pode evitar multas por excesso de velocidade, em vez de acreditar estar dentro do limite quando está, na verdade, um pouco acima.
Porém, alguns fatores podem vir a atrapalhar a regulação do velocímetro do seu veículo e você, talvez, nem mesmo venha a perceber, até ser tarde demais.
Um desses fatores é trocar o conjunto de pneus do seu veículo por outros que possuam um diâmetro maior. Isso pode vir a causar um problema no velocímetro, visto que esse marcará uma velocidade quando, na verdade, você está acima.
Por exemplo, você está numa via de 100 km/h e seus pneus têm um diâmetro maior do que os que vieram de fábrica em seu veículo. O velocímetro marca que você está a 95 km/h, mas, na verdade, o seu carro está percorrendo essa via a 105 km/h.
Esse tipo de alteração é proibida pelo Contran, sendo descrita na Resolução nº 292, de 2008. Se você vier a desrespeitar a legislação vigente, terá de arcar com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de pagar R$ 195,23 em multa.
Além disso, essa alteração no velocímetro induz o motorista ao erro, o que pode fazer com que esse receba multas por excesso de velocidade.
Vale lembrar que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) permite o uso de um conjunto de pneus de maior diâmetro em veículos mistos, ou seja, aqueles que são do tipo utilitário.
É possível calibrar o seu velocímetro de forma que ele consiga fazer a leitura correta da velocidade, mesmo com pneus de maior diâmetro, no entanto, muitos motoristas não se atentam à mudança.

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